A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E MÍDIAS EDUCATIVAS
Por: Thatianna Celestino • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.599 Palavras (7 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
PROJEO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA -2º PERIODO
“EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E MÍDIAS EDUCATIVAS.”
BRASÍLIA- BSB
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
“EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E MÍDIAS EDUCATIVAS.”
ALUNAS:
- Andrezza Celestino RA: C0622B-6
- Débora B. Caetano RA: C24316-7
- Deisiele Zacarias RA: C2431B-3
- Imelda Paiva RA: C22GBB-9
- Luana de Aquino RA:C1494E-3
SUMÁRIO
“EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E MÍDIAS EDUCATIVAS.”
- Introdução ------------------------------------------------------------------ 04
- Desenvolvimento ---------------------------------------------------------- 07
- Anexos ----------------------------------------------------------------------
- Conclusão ------------------------------------------------------------------
- Bibliografia ----------------------------------------------------------------
INTRODUÇÃO
“EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E MÍDIAS EDUCATIVAS.”
Abordaremos neste trabalho os seguintes temas: A educação tecnológica e mídias educativas, que estão inseridas na sala de aula e no contexto escolar. A educação tecnológica tem como objetivo estimular as inovações no meio escolar; as mídias educacionais visam proporcionar a formação continuada para o uso pedagógico. O uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. A tecnologia ajuda no plano de aula do professor que passa a ser mais amplo através da tecnologia e das mídias educacionais, que proporciona ao professor uma área maior de explorar seus conteúdos e o maior beneficiado de tudo isso e o meio escolar que passa a ser mais rico de conhecimentos e sua metodologia passa a ser mais ampla, apesar da dificuldade que os docentes têm em se adaptar as novas tecnologias elas estão ganhando cada vez mais espaço. Muitos educadores já perceberam a importância que a educação tecnológica e as mídias educativas têm na educação.
JUSTIFICATIVA
“EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E MÍDIAS EDUCATIVAS.”
Com a tecnologia a todo vapor, passamos a ter algumas alternativas interessantes para a dinâmica do ensino nas escolas. A sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos elementos de multimídia.
A internet é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. Ela contém mecanismos que contribuem para captar a atenção do aluno de uma forma mais aguda e consequentemente aumentar as chances de um aprendizado de sucesso. Compete às escolas e aos profissionais da área usufruírem desses avanços tecnológicos, visando melhorar cada vez mais o ensino do país. Eles são os agentes de transmissão de conhecimento, é o dever deles estarem por dentro dessas novas alternativas de complementar o ensino. Obviamente o trabalho ortodoxo de ensino, à base de quadro e giz, continua com um grande valor. Mas, a linguagem audiovisual, proporcionada pelas mídias, só vem a colaborar com os métodos pedagógicos.
“EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E MÍDIAS EDUCATIVAS.”
A vida escolar passa constantemente por transformações, com isso as metodologias sofrem grandes alterações,tendo as inovações um papel fundamental na nova forma de saber.
Com os avanços tecnológicos em sala de aula, os índices de aprendizagem sofrem alterações perceptíveis fazendo disso um grande auxiliar para os docentes. Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis, na era da comunicação as novas tecnologias ganham espaços efetivos nas salas de aula, são vistas pelos especialistas e educadores.
Computadores ligados a internet, Software de criação de sites, televisões a cabo, sistema de rádios e jogos eletrônicos são alguns instrumentos que podem ser aproveitados no ambiente escolar como forma de aprendizado mais fácil.
Apesar de muitas escolas possuírem essas tecnologias, as mesmas não são utilizados como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio dos alunos e professores.
A utilização de recursos tecnológicos tem a possibilidade de gerar novas habilidades que antes não eram passiveis de serem trabalhadas devido a pedagogia tradicionalista e arcaica onde o aluno sempre estava no segundo plano.
Com toda essa reviravolta educacional foi possível observar como os aparelhos eletrônicos podem fazer toda a diferença, mas de uma forma sem deixar o professor de lado. Mas sem duvida a inserção das tecnologias tem sido a tônica para ampliarmos o acesso a comunicação e a produção do conhecimento, entretanto deve ser mediado a partir das ações humanas criativas produtivas e colaborativas.
O processo de aprendizagem comprometido com a formação global do individuo deve analisar criticamente o repertorio de informações disponíveis nas mídias. A educação para a mídia deve funcionar levando questionamento analisando as narrativas conectando ideias, o aluno a fazer relações e elevações pessoais sobre a sua visão da realidade, compartilhando-as no espaço da sala de aula. Assim o docente poderá entender a maneira como o educando elabora, recebe e processa as informações de caráter áudio visual veiculados pelas mídias.
...