A Economia da Educação
Por: 893041 • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Flavia Xavier de Carvalho
RGM 14305607
AP I Economia da Educação
Pedagogia 4° semestre
Tutora: Paula Campos
Será que existe alguma relação entre economia e educação?
Em primeiro impacto a matéria economia da educação nos soa estranho o que tem a ver economia com educação?
Tudo a ver, pois todos os cidadões pagam impostos, direta ou indiretamente, esses são cobrados para cuidar da nossa educação, saúde, conservação da cidade etc.
Para que aconteça uma melhora na educação é necessário investimento isto é, vontade de nossos políticos, em lutar por mudanças.
E já foi feito o estudo que comprova que com pouco investimento é possível ter um retorno significativo investindo na educação na educação básica.
Mas importante que o retorno financeiro é a possibilidade de igualdade social, e o controle da criminalidade.
A educação no Brasil já é muito melhor do que foi, pois todos têm acesso. (pobres, negros, mulheres)
Essa proposta ousada de James Heckman, que vimos no vídeo Premio Nobel é uma idéia muito interresante, pois é na infância que é formada a personalidade, é quanto existe a flexibilidade de idéias, é neste momento que as habilidades são desenvolvidas com maior facilidade, é nessa fase que pode ser feita toda a diferença na vida e uma pessoa.
Mais deixar uma criança o dia todo em uma escola, não resolve o problema é necessário professores qualificado e ambiente adequado e criar um local de desenvolvimento de habilidades, para que isso aconteça, é necessário investimento se não nunca conseguiremos alcançar este objetivo.
Já foi mais do que comprovado que quanto antes vier os estímulos, mais chances de se tornar um adulto bem sucedido.
Por este motivo estudamos a economia da educação, a educação necessita de investimentos, e este dinheiro que todos contribuímos tem que ser bem gasto. Para tentarmos um pais melhor com mais oportunidades, principalmente para os menos favorecidos.
...