A Educação Infantil e Fase Introdutória
Por: Natália Molan • 13/2/2018 • Relatório de pesquisa • 7.081 Palavras (29 Páginas) • 762 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINOSUPERIOR
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Educação Infantil e Fase Introdutória
[pic 1]
POLO - JAHU – SP
2017
NATÁLIA MOLAN
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Educação Infantil e Fase Introdutória
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia – 2ª Licenciatura para obtenção de crédito parcial sob a orientação do professor Washington Pessuti.
POLO - JAHU – SP
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................................01
2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................................03
2.1 Relatório de observação 1° Período (4 anos)....................................................................05
2.2 Relatório de observação 2° Período (5 anos)....................................................................08
2.3 A regência.........................................................................................................................11
2.4 Planos de aula...................................................................................................................12
CONCLUSÃO...........................................................................................................................25
BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................................26
ANEXOS....................................................................................................................................27
DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ................................................................................31
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um relato do Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado do curso de Pedagogia, realizado na Educação Infantil do Colégio São Lucas, situado em Jaú, no período de 01 de fevereiro a 03 de março de 2017.
Neste relato, buscamos apresentar elementos que possibilitam uma reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado para os alunos do curso de Pedagogia, pois consideramos que este é um espaço rico de possibilidades de articulação entre teoria e prática. Realizar o relatório das práticas educativas nos dá a oportunidade não só de socializar o contexto real encontrado na sala de aula, mas ainda permitem repensar tanto a relação que fazemos entre teoria e prática, quanto os teóricos e materiais lidos e compartilhados durante nosso processo formativo.
O Estágio Supervisionado da licenciatura tem por objetivos:
- Conhecer, compreender e aplicar, na realidade escolar, a união da teoria com a prática.
- Garantir ao aluno/licenciado um espaço privilegiado de articulação entre a teoria e a prática.
- Propiciar a inserção do aluno dos cursos de licenciatura na escola, lócus primeiro de sua atuação enquanto professor.
- Completar o processo de ensino e aprendizagem, por meio da conscientização das dificuldades individuais e do incentivo à busca de alternativas para superá-las, bem como o aprimoramento pessoal e profissional.
- Fornecer ao aluno experiências que contribuam para o desenvolvimento da capacidade crítica frente à complexidade organizacional das escolas.
- Desenvolver a capacidade de relacionamento com todos os elementos que integram a formação profissional na área da Educação.
- Promover a integração entre os agentes: escola, estagiários e discentes.
- Estimular a ação/reflexão/ação do contexto escolar, possibilitando ao licenciado vivenciar a escola em toda a sua dimensão.
O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.
Consideramos o Estágio Curricular um dos momentos mais ricos e importantes em aprendizagens significativas com que o aluno de graduação se depara ao longo do curso, já que traz situações reais, proporcionando aos educandos espaços de reflexão – ação – reflexão, como defende Paulo Frente, das práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas que nos foram ensinadas.
Com o estágio, é possível também que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.
2. DESENVOLVIMENTO
O estágio teve a duração de 80 horas. A proposta da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula. De início, vamos relatar a experiência de dois níveis do Ensino Infantil: o nível III, chamado de Jardim I no Colégio São Lucas; e o nível IV, chamado de Jardim II.
Todas as atividades que compõem a rotina destas turmas foram observadas com muita dedicação, inclusive das aulas de Inglês, Música e Educação Física.
O que mais encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação. As salas de educação infantil são organizadas por espaços dentro de um mesmo ambiente onde as crianças ao seu tempo desenvolvem várias atividades e habilidades durante o dia. Os espaços possuem cada um uma característica diferente que estimula à leitura, imaginação e criatividade.
...