A Educação Profissional
Por: nalvaramires • 22/8/2018 • Trabalho acadêmico • 728 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Curso: Pedagogia
Semestre: 3°
Disciplina: Educação Profissional: trabalho e etica
Nome: ............................ RGM: ....................
1. Observe a citação que segue: “Se uma ação não puder ser universalizada, essa ação não será́ moralmente correta e só́ poderá́ ser realizada como exceção, nunca como regra.”. Em termos de ético o que essa citação indica?
Embora o termo que é ético está de forma universal ou generalizada como a filosofia que estuda a conduta humana, nem todos compreendem e sabem explicar o que é ética.
2. O que é a ética do livre arbítrio de Santo Agostinho?
Agostinho procura demonstrar que a nossa conduta, o poder de agir como queremos, é uma decisão soberana, um arbítrio. Nesta obra a ética agostiniana caracteriza-se pela formulação de uma explicação de como pode existir o mal se tudo vem de Deus que é bom. Agostinho esboça uma ética harmonizada com os preceitos morais cristãos. Entretanto, se para os gregos o homem bom é aquele que sabe e conhece para Agostinho o homem bom é aquele que ama aquilo que deve amar. Santo Agostinho introduziu a ideia de liberdade com livre-arbítrio, isto é, a noção de cada individuo pode escolher livremente entre se aproximar de Deus ou afastar-se dele.
3. Explique a ideia kantiana que segue:
“Age apenas segundo uma máxima (um princípio) tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”.
Kant sustenta o princípio fundamental de nossos deveres, mais precisamente nos ordena a exercer nossa vontade de uma maneira particular, não para executar alguma ação ou outros. O conhecimento é resultado não só do sujeito, nem só do objeto, mas da ação combinada de ambos. É a ação do sujeito que permite conferir universalidade ao conhecimento, mas é a experiência que o mantém sempre renovado.
4. O que é senso moral?
O senso moral é o conjunto de hábitos e costumes de determinados grupos sociais. O senso moral atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo, ou seja, o senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente. Sentimentos como solidariedade, compaixão, injustiça impulsionam o senso moral. É você saber o que é certo e errado, saber diferenciar as maneiras de agir, saber se comportar perante a lei; ter respeito.
5. Diferencie ética de moral.
Ética é um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social”, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
6. É correto a aplicação do PRINCÍPIO chamado de UTILITARISMO em todas as situações que vivemos? Justifique sua resposta, caso não justifique não será considerada a resposta.
O utilitarismo defende que todos devem agir de forma a realizar o maior bem ou felicidade para todos em questão. Se as decisões éticas e morais devem estar relacionadas com a finalidade de nossas ações, a nossa preocupação é devemos ser pessoas produtivas, consequentes e preocupadas com o maior numero de pessoas.
7. Em que medida a alteração dos costumes influencia diretamente sobre o esforço para definir teoricamente questões éticas?
É fundamental criar relacionamentos mais éticos para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. Toda tomada de decisão processa-se num contexto em que interesses contraditórios se movimentam, tenham ou não tenham consciência os agentes envolvidos. Quando os valores e costumes estabelecidos numa determinada sociedade são bem aceitos, não há muita necessidade de reflexão sobre eles. Mas, quando surgem questionamentos sobre a validade de certos costumes ou valores consolidados pela prática, surge a necessidade de fundamentá-los teoricamente, ou, para os que discordam deles.
...