A Educação de crianças com Deficiência Visual: Métodos de Alfabetização e de Inclusão Social
Por: alexgarciagarcia • 12/10/2018 • Monografia • 8.624 Palavras (35 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
Adriana Maria Felix Garcia – RA 242350
A Educação de crianças com Deficiência Visual:
Métodos de Alfabetização e de Inclusão Social.
Americana - SP
2013
[pic 2][pic 3]
Adriana Maria Felix Garcia – RA 242350
A Educação de crianças com Deficiência Visual:
Métodos de Alfabetização e de Inclusão Social.
Trabalho de Conclusão de Curso-Artigo apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP para obtenção de grau da Graduação de Pedagogia.
Orientadora: Prof. Esp. Tutora a distância, Talita Daiane Ruis.
Americana - SP
2013[pic 4]
SUMÁRIO
Introdução ......................................................................................................5
Desenvolvimento........................................................................................... 7
Capítulo I – A educação e a Inclusão ...........................................................7
Capítulo II – O deficiente visual, sua família e as causas de seu
problema..................................................................................8
Capítulo III – Conseqüências da baixa visão...............................................10
Capítulo IV – A educação e os princípios do deficiente visual...................10
Capítulo V - O sistema braile na educação................................................12
Capítulo VI - Um caminho a percorrer, um histórico do
trabalho inclusivo................................................................ 13
Considerações Finais....................................................................................17
Referência Bibliográfica...............................................................................19
RESUMO [pic 5]
O presente estudo objetiva conhecer os métodos utilizados por educadores na alfabetização e na inclusão social de crianças cegas. Adotou–se a pesquisa bibliográfica. Verificou–se através da pesquisa que a criança cega possui um ritmo próprio de aprender e que existem metodologias indicadas para alfabetizar e incluir socialmente a criança cega variando conforme o aluno. Conclui-se que as metodologias utilizadas podem ser adaptadas às crianças cegas e que incluir estas crianças no universo social é viabilizar sua independência diante das tarefas mais simples ou complexas do cotidiano da sala de aula ou social.
Palavras – chave: Inclusão – Saber - Criança
[pic 6]
ABSTRACT
The present study aims to learn about the methods used by educators in literacy and social inclusion of blind children. Adopted-if the bibliographical research. Verified – whether through research that the blind child has own pace of learning and that there are methods for teaching literacy and include socially the blind child ranging as the student. It is concluded that the methodologies used can be adapted to blind children and to include these children in the social universe is to enable its independence in the face of simple or complex tasks of everyday classroom or Office.
Keywords: Inclusion – Know - Child
INTRODUÇÃO
Durante o curso, mais precisamente depois de algum tempo na escola, fui verificando alguns pontos importantes no que diz respeito à educação e fui percebendo que um ponto muito difícil e ao mesmo tempo muito empolgante, é a ação docente diante da educação de crianças com deficiência visual. Tal ponto me fez refletir sobre a minha formação acadêmica em questão, pois o curso não possui nenhuma disciplina que explore esta área em especial, a não ser a matéria de Libras que trata de outra área de inclusão, mas o importante é que na área da educação devemos aprender e ensinar pessoas tanto no âmbito docente como discente na educação especial, principalmente no que se refere a inclusão de crianças com deficiência visual.
Assim resolvi fazer o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob o título “A educação de crianças com deficiência visual: métodos de alfabetização e de inclusão social”, podendo assim desvendar uma parte deste universo até então desconhecido por mim. As crianças com deficiência visual são portadoras de uma limitação sensorial, onde é a ausência de visão que os limita em suas possibilidades de apreensão do mundo externo, interferindo em seu desenvolvimento e ajustamento as situações comuns da vida. Logo, percebe-se a extrema importância da ação metodológica do docente na promoção da aprendizagem de discentes cegos e conseqüentemente de possibilitar que o mesmo possa transpor esta pequena barreira que o impede de perceber o mundo a sua volta.
Assim, este trabalho possibilita ver ou rever as metodologias utilizadas na educação de pessoas com este tipo de deficiência no que diz respeito a alfabetização e adaptação social dos mesmos, logo dando condições de analisar melhor o processo de ensino–aprendizagem contribuindo assim com sua formação social e psicológica. Alguns questionamentos nos são propostos diante desta problemática: Como se sistematizou no decorrer de sua história as metodologias utilizadas na educação de crianças com deficiência visual e quais os aprimoramentos e os avanços metodológicos obtidos na educação destas crianças.
Vale ressaltar que depois de alguns estudos feitos, estas observações me proporcionaram condições para poder intervir de forma prática na educação destas crianças, pois um profissional da área de educação não pode agir de forma ingênua ou empírica somente, mas deve-se estar respaldado por uma base sólida e conseqüentemente consolidar a nossa atuação. Teve-se como objetivo geral do meu estudo, conhecer e analisar a metodologia docente utilizada na alfabetização e adaptação social de crianças deficientes visuais.
...