A Educação e Diversidade
Por: Adnred • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.356 Palavras (6 Páginas) • 256 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO
O presente desafio tem como tema, assuntos sobre multiculturalismo, diversidade e sobre a estrutura e organização da educação no brasil.
O objetivo é mostrar que o multiculturalismo e diversidade estão diretamente relacionados com o sistema de ensino das escolas de nosso país.
Assim, este trabalho se compõe além desta introdução, um desenvolvimento dividido em três passos. No passo 1 foi elaborado um quadro no qual relaciona os principais aspectos do multiculturalismo e diversidade com relação as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. No passo 2, elaboramos uma análise crítica com observâncias à diversidade e multiculturalismo num evento de comemoração realizado em um ambiente escolar. O passo 3, problematiza questões multiculturais a partir de representações em forma de desenhos.
A metodologia utilizada foi através de pesquisas eletrônicas e materiais de apoio referente às vídeo-aulas.
2 – PASSO 01.
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Foi inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade, os quais estão diretamente relacionados com a diversidade e multiculturalismo, onde em alguns artigos são citados aspectos como a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; a valorização do pluralismo de ideias, o respeito à liberdade; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Os parâmetros Curriculares Nacionais são referenciais para os ensinos fundamentais e médios no âmbito nacional, com objetivo de atender a todos, independente de sua situação socioeconômica. Visa padronizar o ensino em todo país, prezando aos alunos, o direito de adquirir conhecimentos necessários para o exercício da Cidadania. Valoriza o pluralismo social, ou seja, reconhece a existência de diversas culturas numa região, tendo como o ideal garantir que sejam respeitadas as diferenças culturais regionais, étnicas, religiosas e políticas. A Pluralidade Cultural foi incluída como Tema Transversal aos Parâmetros e com isso houve um avanço importante em prol da proposta curricular multiculturalista.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
O processo de formação da nação brasileira se fundamentou na diversidade de povos, com diferentes costumes, resultando na formação de uma sociedade rica e plural com culturas distintas, mas com prevalência dominante da cultura de seus colonizadores. Com objetivo de reconhecer que as outras culturas também devem ser valorizadas e respeitadas, criou-se a Lei 10639/2003.
Esta lei estabelece o ensino da História da África e da Cultura Afro brasileira nos sistemas de ensino, idealizando o combate ao preconceito, ao racismo, à discriminação e a redução das desigualdades. Tem como objetivo, assegurar a construção de uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva com relação aos negros.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. O referencial Curricular nacional para a Educação infantil trata-se de uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, que abrange a Educação Infantil. Este referencial reforça a ideia da necessidade de integração entre educar e cuidar.
3 – PASSO 02.
Título: Comemoração do dia dos Pais / Mães da escola EMEB Prof.ª Maria Barbosa Martins
Disponível em: http://www.emebmariabarbosamartins.com.br/2012/05/dia-das-maes-com-presentacao-dos.html
Acessado em: 26 / 03 / 2015
.
Análise crítica:
Em maio de 2012, foi realizada na Escola EMB Prof.ª Maria Barbosa Martins, uma homenagem ao dia das mães, onde estas tiveram a oportunidade de desenvolver, em companhia de seus filhos, inúmeras atividades, onde foram proporcionados momentos de descontração, interação e troca de carinhos entre si.
Durante o evento, foi promovido o lançamento de um premio chamado Prêmio pintando a copa, contando a história das copas desde o início, procurando mostrar que este esporte também é um tipo de cultura e através dele é possível que se enriqueça os conhecimentos.
O fato de cada Copa ser realizada em um país diferente, proporciona a observação em cada edição, da existência de diversidade entre raças, religiões, alimentação, hábitos, classe social entre outras.
Diante do que foi exposto pela escola neste projeto em homenagem ao dia das mães, ficou evidente que a diversidade e o multiculturalismo estão presentes no futebol, onde é possível apontar as diferenças entre culturas, seus valores e incentivar o respeito destas, repudiando qualquer tipo de discriminação entre os indivíduos.
Neste mesmo evento foi apresentado também o projeto África e Brasil que teve o objetivo de construir espaço na escola para a cultura afro-brasileira, respeitar, divulgar e ampliar os conhecimentos sobre a cultura da África no Brasil.
4 – PASSO 03.
Desenho visualizado por você
Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo
Desenho de duas mulheres de mãos dadas representando um casal Deve-se trabalhar que a família homossexual é normal como qualquer outra família, onde seus filhos recebem a mesma educação, o amor e o afeto como em famílias composta por pais heteros. Deve-se trabalhar também o assunto no sentido de desmistificar os tabus e preconceitos infundados, ensinar a valorizar, respeitar e ser solidário com todos indivíduos, independente da sua opção sexual. Conscientizar sobre o problema da homofobia.
...