A Educação Brasileira, Legislação e Sistema
Por: Larissa Lamarquianne • 18/8/2020 • Trabalho acadêmico • 818 Palavras (4 Páginas) • 106 Visualizações
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Faculdade de Educação – FACED
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação Brasileira, Legislação e Sistema
Professor:
Tutor a distância: Francisco da Silva Rocha Filho
Pólo: Boa Esperança
Estudante: Maria da Consolação Rodrigues Oliveira
Análise das entrevistas.
Primeiro foi pedido que falassem sobre sua formação e experiência docente, ambas responderam que são formadas em pedagogia. A diretora diz que gosta muito do que faz apesar das grandes dificuldades que enfrenta para dirigir a escola, devido a tantas responsabilidades que precisa assumir.
A professora também diz que gosta da sua profissão, mas que não concorda muitas vezes com certas leis como por exemplo: a progressão continuada, pois acha que isso fez com que os alunos ficassem mais desmotivados por saber que não serão reprovados.
Quanto a carga horária ambas responderam que escola está de acordo com a LDB , cumpre as 800 horas distribuídas em 200 dias letivos.
Os conteúdos trabalhados na escola da diretora e professora entrevistadas são: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física História, Geografia, Ensino Religioso, Ciências da Natureza, Matemática e Redação e expressão. As abordagens indígenas são mais trabalhadas nas datas comemorativas, a afro-brasileira é trabalhada através de projetos que envolvem toda a escola. O estatuto da criança e adolescente é seguido e respeitado, a diretora diz que está com ele sempre ao alcance de suas mãos porque não toma nenhuma decisão sem ter certeza de que está agindo dentro da lei. A professora também diz que sabe da existência dessa lei, mas nunca viu ela na escola.
Quanto a participação da comunidade escolar na gestão da escola, a diretora diz que a escola está sempre de portas abertas para receber os pais e que estes tem total liberdade de reclamar do que não estão de acordo e de dar opinião e sugestões de mudanças no que achar necessário. Nas decisões administrativas, os professores, pais e alunos participam através das reuniões do conselho. Nas decisões pedagógicas ela faz reunião com todos no início do ano e pede que cada um fale sobre o que poderia continuar como no ano anterior, o que não foi bom e precisa mudar para poder elaborar o projeto da escola e no decorrer do ano também os problemas vão sendo discutidos nas reuniões de pais e mestres que acontece a cada bimestre. A professora respondeu que a diretora está sempre aberta ao diálogo, o que facilita o entendimento e dá mais segurança para trabalhar, porque ela sabe ouvir e entender a gente.
Não é oferecida a Educação Infantil na escola das entrevistadas, mas na comunidade sim. Responderam que tem uma escola de Educação Infantil onde atende crianças de 4 e 5 anos, e as creches que atende crianças de 0 a 3 anos.
A Educação de Jovens e Adultos existe na escola em que elas trabalham e é oferecida a EJA anos iniciais. A diretora diz que procuram trabalhar mais com coisas que faz parte do dia a dia deles como lidar com dinheiro, fazer uma lista de compras, escrever um bilhete. Existe também a educação especial, trata-se de uma aluna surda, mas a diretora diz que tem uma professora de apoio que é intérprete de libras para acompanhar essa aluna.
...