A Educação Do Campo: Os Conhecimentos Necessários Para Docentes Do Campo
Por: Ray24252 • 22/7/2023 • Projeto de pesquisa • 1.781 Palavras (8 Páginas) • 71 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE OEIRAS DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
RAYELLE MOREIRA DO CARMO
EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA DOCENTES DO CAMPO
Cametá / PA
2023
RAYELLE MOREIRA DO CARMO
EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA DOCENTES DO CAMPO
Pré projeto de TCC apresentado a Disciplina Laboratório de Pesquisa, ministrada pelo professor Dr. Edir Augusto Dias Pereira como requisito para Conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Cametá / PA
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO4
2. TEMA E DELIMITAÇÃO DO TEMA5
3. PROBLEMATIZAÇÃO ...............................................................................................5
4. JUSTIFICATIVA..........................................................................................................6
5. OBJETIVOS..................................................................................................................7
5.1 Objetivo geral...............................................................................................................7
5.2 Objetivos específicos...................................................................................................7
6. METODOLOGIA..........................................................................................................7
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................8
1. INTRODUÇÃO
A educação do campo tem sido um assunto bastante discutido atualmente (em revistas, artigos científicos, seminários, etc.). isso mostra que o mesmo está ganhando cada vez mais espaço e está sendo valorizado enquanto conteúdo que reflete a vida de pessoas do campo na sociedade, em especial os estudantes.
Sabe-se que isto a muito tempo atras era quase impossível de se ver, os mais favorecidos não concordavam que os filhos dos trabalhadores do campo estudassem, muito menos que fossem contemplados com a oferta de ensino. Tal cenário foi mudando ao longo do tempo com os movimentos sociais que estes preconizaram, isso foi um marco para que houvesse politicas públicas (por mais que fossem reproduções do meio urbano), voltadas para este público.
Quanto ao significo de educação do campo. Segundo Bahia (2010), o conceito e definição de educação do campo se dá à educação que atende as especificidades e oferece uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo: agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, seringueiros.
Ou seja, a educação do campo possui características e necessidades que são próprias para o aluno do campo, respeitando seu espaço cultural, sua comunidade, seus saberes, tudo isso sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas. Nesse sentido, se tratando especialmente da educação no campo, este trabalho irá concentrar-se em pontuar o papel do professor nesse “tipo” de educação, como a formação dele pode impactar na vida de uma criança do campo, haja vista que elas não usufruem das mesmas condições de crianças da cidade, irá mostrar que a extensão e a qualidade da formação docente influem na qualidade dos professores, talvez agora ainda mais do que antes. Desse modo, segundo DARLING HAMMOND (2015):
Ensinar a resolver problemas, criar e aplicar o conhecimento requer professores com conhecimentos profundos e flexíveis do conteúdo, que saibam que representar ideias de forma poderosa pode significar um processo produtivo de aprendizado para alunos que começam o ano escolar com diferentes níveis e tipos de conhecimento prévios. Professores que sejam capazes de avaliar como e o que os alunos estão aprendendo, e adaptar sua instrução a diferentes práticas de ensino. (DARLING HAMMOND, 2015).
A autora deixa bem claro que para se ensinar é preciso que o professor tenha conhecimentos profundos e flexíveis do conteúdo, isso é fato, porém vale acrescentar que este também precisa de conhecimentos extras, voltados para determinado grupo de sujeitos. A exemplo tem-se os alunos das escolas do campo, que até possuem professores com os conhecimentos desejáveis, mas que pecam em não adapta-los para estes sujeitos. Afinal, se a educação é do campo, porque não colocar nas escolas professores do campo? quais são os conhecimentos necessários para a formação de professores do e para o campo? Estas são algumas das perguntas problema que este trabalho irá analisar. Isto acontecera através de uma revisão de literatura, utilizando inicialmente artigos que fazem relação direta com o tema abordado.
2. TEMA E DELIMITAÇÃO DO TEMA
Esse projeto de pesquisa delimitou-se em fazer uma analise sobre como os professores estão trabalhando os conteúdos necessários na escola do campo José Ribeira da Costa, tal pesquisa será feita durante o período do curso de pedagogia que é de 2022 há 2025 em Cametá.
3. PROBLEMATIZAÇÃO
A educação do campo ainda é um assunto pouco discutido apesar de haver muitos artigos que tratem dela. Buscou-se nesse tema que é tão amplo, analisar os conhecimentos necessários para o professor do campo, porém para poder iniciar a pesquisa sobre o mesmo, será necessário primeiro verificar como hoje, os professores estão trabalhando na escola do campo. Para isso será feita uma pesquisa na escola José Ribeira da Costa.
...