A Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia dodo Desenvolvimento
Por: daniiiiih • 18/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 176 Visualizações
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DANIELLE SILVA
Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia dodo Desenvolvimento
PORTIFOLIO III: POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
VITORIA
2019
DOCUMENTARIO: PRODIA NASCER FELIZ (2007)
O documentário "Pro Dia Nascer Feliz", dirigido por João Jardim, cita temas importantes como as desigualdades na educação brasileira, expondo os dramas e as dificuldades dos educandos e jovens de regiões do Brasil. É preocupante e difícil a realidade que todos se negam a ver. O documentário mostra os relatos de alunos e professores de como é a realidade em escolas públicas e privadas que existem nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.
Os educadores das escolas públicas são expostos a ensinar em péssimas condições desde a segurança; falta de água; falta de verbas; transporte e casos de violência. Apesar dos diversos problemas, algumas pessoas acreditam e lutam por um futuro melhor, como por exemplo o Douglas, que através da iniciativa de uma professora encontrou no grupo de música uma ocupação para se afastar de más influências.
Outro fator retratado no documentário é a sabotagem educacional, onde o conselho aprovava os alunos que não tem condições de seguir para séries seguintes, que é o caso do aluno chamado Douglas, alguns educadores queriam a aprovação do aluno dizendo que uma reprovação prejudicaria o aluno, pois entraria de vez no mundo da marginalização, e que estava indo bem no grupo de música, por outro lado, alguns educadores alegavam que seu rendimento era insatisfatório e não tinha condições de aprová-lo.
A ausência da participação familiar e a falta de interesse dos alunos é constante, pois os alunos usam o ambiente escolar para seus interesses, tais como: marginalização, namoricos e conhecer novas pessoas, passando assim grande parte do tempo fora da sala de aula, o que é se torna claramente prejudicial para seu desenvolvimento.
Uma das cenas que mais se destaca é a entrevista feita com uma das alunas da escola de Pernambuco, onde a aluna possui grande potencial; tem a rotina de ler grandes escritores e de produzir grandes e belos poemas, mas ao chegar à escola não tem o seu talento reconhecido pelos educadores, por que acreditavam que não seria obra de sua autoria. Outro ponto é a grande dificuldade que não só dela, mas, como todos os educandos da cidade enfrenta todos os dias, de morar longe da escola e ter que pegar ônibus disponibilizado pela prefeitura (vivia quebrando) para irem ate a Escola e a infraestrutura do prédio da escola em péssimas condições.
Os Professores e os alunos são faltosos e desinteressados, havia uma grande falta dos professores, ocasionando em várias vezes os alunos serem liberados mais cedo, pois não teriam mais professores para dar as aulas. Uma funcionária da escola desabafou na frente das filmadoras que desacreditava da educação. Já uma coordenadora diz que nas sextas-feiras dificilmente teriam professores na escola sendo assim as aulas seriam frequentemente substituída por outros professores, e mesmo assim não encontravam os tais professores ocasionando de os alunos serem dispensados mais uma vez, os relatos dos alunos expõem os seus medos e até o envolvimento com as drogas e o crime.
Ao entender melhor as tramas, podemos perceber também que em todos lugares há problemas, nas várias regiões do nosso país eles se diferenciam um do outro, devido às oportunidades que cada um tem, mas o problema no geral leva a um só destino, o insucesso escolar.
Os educadores relatam em sua entrevista seus medos à falta de respeito e interesse dos alunos. Os excessos, deboches e xingamentos. O Documentário evidencia o aluno e mostra o professor, na escola dos pobres, impotente diante do caos nas escolas, um trabalhador na vida difícil e precária, onde são tão vítimas quanto os alunos.
Em uma Escola privada no estado de São Paulo a realidade é diferente, uma escola para alunos onde os pais tem condição de pagar uma escola privada considerada excelente, mostra também os depoimentos de seus alunos falando da visão que tem sobre pobreza, seus objetivos na escola e também na vida. O filme expõe o abismo existente na educação no Brasil, mostrando as diferenças que existem em cada região do país e cada classe social. No depoimento de uma estudante de classe média ela chora ao dizer sofrer porque muitos a julgam por ser muito estudiosa, e com isso ela desistiu de namorar.
A grande diferença entre ricos e pobres, é que, enquanto o pobre precisa se preocupar com a violência
...