A Educação e Diversidade
Por: Mario34 • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
Etapa 1
Passo: 1 Pluralidade cultural e multiculturalismo:
Pluralidade cultural:
A pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais ,as desigualdades socioeconômicas e a critica da sociedade discriminatória.
Multiculturalismo:
E o convívio da varias culturas no mesmo espaço, sem que nenhuma delas predomine o respeito que deve ter igualdades relativas aos direitos e deveres.
Referencia bibliográfica:
www.portal.mec.gov.br
Passo:2
Direitos humanos e pluralidade cultural
Podemos dizer que o Brasil é uma nação rica em cultura, gerando assim a grande diversidade que encontramos no dia- dia. O desafio de se conviver com as diferenças na sociedade são complicados, mas necessário, e não podemos nos esquecer de que é assegurado ao ser humano o direito ao respeito de suas culturas e escolhas. O trabalho com a pluralidade cultural se dá a cada instante na escola que alimenta a cultura da paz baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na cidadania.
A cultura para as crianças fornece ao individuo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real. Ela passa o local de negociações no qual seus membros estão em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações.
Os professores tem que ter um bom relacionamento com os alunos, e postura. Temos que ver os dois lados porque tem aluno que não gosta é da matéria e não do professor. O professor tem que ser amigável para manter o interesse do aluno. Para isso tem que encontrar recursos didáticos e metodologias adequadas nas salas de aula, tem que buscar o motivo do aluno atrapalhar a aula do professor e descobrindo o problema chamar para conversar a respeito do ocorrido, tentar manter uma flexibilidade em situações diferentes. Só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoas em uma dada cultural.
Através deste aprendizado na vida social formamos nossa personalidade e elaboramos planos para a vida, nossos sentimentos e desejos. Tudo só pode acontecer verdadeiramente se participarmos de um mundo cultural partilhando um conjunto de referências sociais. Indicando um acúmulo de experiências humanas, que pode nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro. A luta contra as desigualdades sociais e pela afirmação de um convívio pacífico, tem se tornado um tema cada vez mais importante.
Referencia bibliográfica:
http://unicrio.org.br/img/decludhumanosversointernet.pdf.acessoem:19set.2012
Etapa 2:
Escolher a mais significativa e redigir um texto (1 a 2 páginas), relatando a situação e sugerindo possíveis formas de lidar com essas questões no cotidiano escolar.
Em um dos estágios nos deparamos com uma situação que chamou bastante a nossa atenção, pois em uma distração da professora aconteceu uma discussão entre dois alunos onde um dos mesmos ofendia seu coleguinha dizendo que ele era sujo, feio, fedido por ser negro a situação tomou uma proporção tão grande que a criança que recebeu as ofensas chorava bastante e queria de qualquer maneira ir embora.
...