A Educação e Diversidade
Por: Valdirene2022 • 4/12/2022 • Projeto de pesquisa • 591 Palavras (3 Páginas) • 74 Visualizações
WEBFÓLIO 1
Sexualidade e gênero
A importância da diversidade está em nosso dia a dia, é na multiplicidade que encontramos oportunidades de aprendizagem e da prática de habilidades diferenciadas: empatia, inteligência emocional e compreensão. Devemos ensinar a compreender, aceitar e valorizar as diferenças é parte do processo de inclusão. A inclusão é possível em um ambiente múltiplo, baseado na convivência entre pessoas de diferentes condições, pensamentos e características.
A diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os alunos e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Ou seja, é por meio dela que os estudantes passam a ter mais respeito e uma convivência harmoniosa com as variedades de gênero, cor, religião e comportamento. Com isso, as escolas e os alunos podem se beneficiar de inúmeras maneiras, permitindo que haja maior engajamento e motivação no processo de aprendizagem.
Escolhemos o tema sexualidade e gênero porque são construídos através de inúmeras aprendizagens e práticas, empreendidas por um conjunto infinito de requisitos sociais e culturais, num processo sempre inacabado. Consideramos como relevante e necessário proporcionar aos futuros professores vivências didáticas na educação infantil, como oportunidade de reflexões acerca das relações existentes entre os conhecimentos de sexualidade e gênero entre outros assuntos abordados em relação a diversidade, que também podem ser trabalhados nas escolas, pois isso pode promover a sensibilização para uma futura pratica pedagógica atenta à diversidade cultural.
WEBFÓLIO 2
Este projeto se propõe a discutir as motivações de professores da educação infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um dos maiores objetivos desse projeto é de incentivar a diversidade é, justamente, criar um espaço em que os alunos podem ser acolhidos sem ser julgados por conta de suas diferenças. Transformações pertencem à história e à cultura, mas, nos últimos tempos, elas parecem ter se tornado mais visíveis ou ter se acelerado. Acreditamos que a escola pode atuar de forma positiva nessa discussão, criando projetos que possam ajudar na formação de uma nova mentalidade para as futuras gerações, uma mentalidade tolerante, justa e igualitária, que tenha como princípio de respeitar ao próximo, mas para isso precisamos de profissionais que estejam bem preparados para esse grande desafio.
Para os professores esse é um tema muito difícil de se questionar nas escolas, de acordo com algumas pesquisas em relação ao tema gênero e sexualidade nas escolas, tem professores que optam por uma postura protetiva, alguns acham o tema muito importante, outros ficam fragilizados com o assunto e acham um tema complicado de abordar.
No entanto, para que sejam desenvolvidas práticas a favor da diversidade nas salas de aula de educação infantil, falta às docentes não somente implementar o teórico e diretrizes curriculares que orientem e suportem suas ações, mas o apoio das famílias e da gestão escolar, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento da criança neste processo de educar e cuidar, no qual são as maiores beneficiárias e as menos ouvidas. Capacitar para a diversidade é conversar e explicar situações de uma maneira simplificada, mas direta. Mostrando que ser diferente é normal. Afinal, não importa a cor da pele, etnia, traços físicos, todos merecem respeito. As crianças sempre estão nos observando e vão repetir tudo o que fazemos, então mais do que só falar o que é certo ou errado, nossas ações contam muito.
...