A Educação e Movimento Humano
Por: diovana machado • 3/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DESPORTIVAS
CURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL – EAD
Disciplina: Educação e Movimento Humano
Nome: Diovana Machado de Freitas
Polo: Vila Flores/ RS
O desenvolvimento da criança através da Educação Psicomotora
Introdução
Este trabalho tem como objetivo identificar, através de uma vasta pesquisa a importância da educação psicomotora no desenvolvimento da criança. Sabe-se que, a educação psicomotora é considerada como uma educação base na escola. Pois, ela influencia em todos os tipos de aprendizados presentes na escola, leva a criança a ter consciência de seu próprio corpo, lateralidade, bem como, se situar no espaço, dominar seu tempo e adquirir a coordenação motora de seus gestos e movimentos (LE BOULCH, 1987). A educação psicomotora deve ser praticada desde cedo, com animosidade. Ela refere-se a uma formação imprescindível para quem tenha alguma delimitação ou não. Assim, a partir dos movimentos da criança, pode-se beneficiar da imagem e personalidade do corpo.
A psicomotricidade oportuniza as crianças a desenvolverem suas capacidades básicas, fazendo do movimento um modo de atingir aquisições elaboradas e intelectuais.
Desenvolvimento
De acordo com Piaget (1977), a ação psicomotora é considerada como precursora do pensamento representativo e do desenvolvimento, e afirma que a interação da criança em ações motoras sobre os objetivos do seu meio é essencial para o seu próprio desenvolvimento integral.
A ação motora é um fator de grande importância. Sabe-se que o sujeito, criança ou adulto, constrói-se através de sua interação com o meio, e a partir do movimento que a criança encontra para interagir com o que há ao seu redor. Sendo como uma maneira de se apropriar da sua cultura, seja como um instrumento de cultura ou realização de atividades lúdicas.
O objetivo principal da educação psicomotora é incentivar a prática do movimento da criança, com atividades divertidas, criativas, que possibilitem se relacionar com o mundo. Em virtude disso, professores e educadores dão destaque a jogos e brincadeiras, pois possibilita a criança um melhor e mais avançado desenvolvimento, garantindo expressivamente avanço na formação corporal das mesmas. Para Bueno (1998, p.84)
A consciência do corpo, o domínio do equilíbrio , o controle e mais tarde a eficácia das diversas coordenações gerais e segmentares, a organização do esquema corporal, a orientação no espaço e, finalmente, melhores possibilidades de adaptação ao mundo exterior são os principais motivos da educação psicomotriz.
Desse modo, entendemos a psicomotricidade como de grande importância em seus sentimentos, no conhecimento de seu próprio corpo, pois assim, determina-se o seu nível de coordenação, tornando-a uma pessoa segura de si mesma, o que lhe livra de reações negativas, tais como, agressividade, mal humor, etc., que as vezes parece ser simples mas que pode acarretar problemas de motricidade, estes que são demonstrados através do comportamento da criança.
A psicomotricidade é extremamente importante na educação, elas devem caminhar sempre juntas, e o(a) professor(a) precisa estar sempre atento em seus planejamentos para que possa levar ao aluno um conteúdo que lhe auxilie em seu desenvolvimento integral.
A escola, como um dos principais locais de aprendizagem deve estar sempre acompanhando as mudanças que ocorrem diariamente no mundo, para que possa sustentar seus principais pilares: aprender, conhecer, fazer, ser, convivência. De maneira prazerosa e sempre fundamentada na ludicidade.
Segundo o Plano Nacional de Educação Infantil (2010) brincar é o melhor caminho para uma educação integral e de qualidade.
Quando uma criança brinca, ela entra em contato com suas fantasias, desejos e sentimentos, conhece a força e os limites do próprio corpo e estabelece relações de confiança com o outro. No momento em que está descobrindo o mundo, ao brincar testa suas habilidades e competências, aprende regras de convivência com outras crianças e com os adultos, desenvolve diversas linguagens e formas de expressão e amplia sua visão sobre o ambiente que a cerca. (PNE, 2010)
...