A Educação não formal é um campo de conhecimento em construção
Por: patriciabegnini • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
A importância da Educação não Formal
A educação não formal é um campo de conhecimento em construção, projetos organizacionais que não tem um conteúdo específico, não existe o certo e o errado, baseando- se nas trocas de experiências e nas normas e diretrizes do governo federal , vividas em comunidade durante o processo de socialização e vem acarretada de valores culturais próprios, outra característica da educação não formal é o educador, as informações são passados pelo outro e não por um profissional com formação acadêmica como na educação formal, por exemplo.
Educar na educação não formal é diferente da educação formal ou da educação informal. Ela não é feita em uma sala de aula comum, com lousa e material didático, é um processo diferenciado, em locais não formais, fora de escolas, em territórios que acompanham a trajetória de vida e dos indivíduos. São realizadas em locais de convívio do individuo, locais que ele frequenta e está familiarizado, onde ele se sente bem.
Para educar na educação não formal ocorre em ambientes e situações interativos construídos coletivamente, a participação do individuo é opcional, ao contrário da educação formal onde o aluno deve estar presente e diferente também da educação informal onde as informações vem de ambientes diferenciados, que trazem as informações dos pais, amigos, vizinhos e etc.
A educação não formal tem como objetivo vem para capacitar o individuo a circundar suas relações sociais e pessoais, tem como objetivo construir no processo interativo e gerar um processo interativo. Leva o individuo a construir relações sociais baseadas em cidadania, igualdade e justiça social.
A educação não formal fornece ao individuo a possibilidade de obter informações e experiências do meio onde vive. Está focada em quem aprende e não em quem ensina, tem forte influência dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado e ênfase na pratica relacionada com o contexto local dos participantes. Podem ser ministradas aulas em centros públicos, espaços culturais e em comunidades.
Podemos ver quão importante é para o individuo a educação não formal, pois trás a realidade e uma formação diferenciada da formação que se aprende dentro da escola formal, uma experiência que o individuo leva para a vida social.
Referencias Bibliográficas
Acesso em 29 de março de 2015
www.infojovem.com.br
...