A Entrevista Com Professor Regente
Por: Letícia Oliveira • 11/9/2023 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 473 Visualizações
ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE
A professora Rutilene Leite da Silva concluiu sua graduação em pedagogia em 2003 e já atua como docente há 20 anos, durante todo esse tempo trabalhou em diversas escolas do nosso município. Possui curso de especialização em Psicopedagogia que é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. Atualmente trabalha na Escola de Ensino Infantil Mário Mogui, como professora do Maternal I.
Como o objetivo de se aprimorar cada vez mais, procura estar sempre participando de cursos de capacitação quando é possível. Por meio de cursos, treinamentos, seminários, grupos de estudo, palestras entre outras atividades que visem aperfeiçoar o seu desempenho como professora em sala de aula. Com o intuito de melhorar a qualidade da educação oferecida para os alunos.
. Nesta entrevista a professora mostra a sua visão sobre a educação infantil, que integra ensino e cuidado. E destaca que o principal objetivo é promover nos pequenos, o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração e as novas descobertas, já que é o primeiro contato deles com ambiente escolar.
Na sala de aula a professora almeja que os pequenos tenham acesso a um aprendizado lúdico e multidisciplinar, e proporciona momentos de brincadeiras, cuidados e estudos, capazes de contribuir para o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos alunos, possibilitando o convívio social fora do âmbito familiar, além de trabalhar o conhecimento por meio da realidade cultural e social.
As atividades da Educação Infantil envolvem artes, música, prática de linguagem, matemática, além de momentos para os jogos educativos, brincadeiras coletivas, entre outras. Para realização das atividades a professora, utiliza vários materiais didáticos como: televisão, som, livros, jogos entres outros.
A professora prossegue discorrendo sobre a dualidade existente entre a importância da inglesa e a dificuldade associada ao aprendizado da mesma por parte dos alunos do ensino médio, que no seu entendimento, está associada à estrutura e origem da língua inglesa, que é diferente da língua portuguesa, além da compreensão de alguns aspectos sociais e culturais dos falantes nativos da língua inglesa.
No entanto, ela acredita que o contato diário com a língua estrangeira em mídias digitais pode favorecerão aprendizado dos alunos que tem acesso a esse tipo de recurso. No que diz respeito às metodologias empregadas, ela pontua que ainda é muito comum que os professores usem fontes dos principais países falantes da língua inglesa, como Estados Unidos e Reino Unido
Assim, frisa, é importante que os educadores possam ampliar o seu repertório dentro da própria língua ao entrar em contato com a produção cultural, científica, acadêmica e social do mundo inteiro, que acontece eminglês. Assim, sempre que possível, a entrevistada propõe atividades que permitam esse contato e que estimulem a participação dos alunos, potencializando o aprendizado.
Na sala de aula, de acordo com a metodologia empregada pela professora, asaulas de inglês propiciam o ensino da gramática normativa. As aulas são expositivas e possuem uma grande carga de teoria, com exercícios para memorização do conteúdo
...