A Estrutura Macro dos Projetos Políticos Pedagógicos
Por: Ly Silva • 16/4/2021 • Projeto de pesquisa • 1.051 Palavras (5 Páginas) • 1.696 Visualizações
A estrutura macro dos projetos políticos pedagógicos
Os projetos pedagógicos é um documento flexível adaptável sendo assim um documento norteador para escola onde a escola pode ter uma visão geral das necessidades educacional tendo em vista a necessidade social, cultural e econômica. Com a ajuda da comunidade escola os projetos pedagógicos tem a finalidade de serem um guia na transformação da realidade dos alunos, pais, professores, funcionários e gestores determinando suas propostas curriculares, diretrizes e as formas de serem mais bem executada para a evolução dos alunos. O documento é apontado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, dando à escola a responsabilidade de cria e executa seus projetos pedagógicos com o auxilio dos profissionais da educação e concelhos.
A elaboração dos projetos políticos pedagógicos é de extrema importância e atenção, pois essas diretrizes podem advir outras diretrizes positivas para alunos, pais, professores, gestores e comunidade devido a sua flexibilidade observando os fatores. São importantes que suas diretrizes sejam elaboradas de acordo com a BNCC (Base nacional comum curricular) essa elaboração é dividida em três elementos importantes MARCO REFERICIAL, DIAGNOSTICOS E PROGRAMAÇÃO. Alguns pontos são importantes na elaboração os conhecimentos das condições reais da escola e comunidade de onde se encontra essa elaboração tem que existam alguns pontos importantes como:
- Tema do documento,
- Objetivos
- Proposta pedagógica
- Justificativa da proposta
- Metodologia
- Atividades metodológicas
- Avaliações
- Equipe responsável
- Marco referencial
O marco referencial dos projetos pedagógicos relata o posicionamento e a visão da escola ao elabora formas de mediar e transforma a realidade é no marco que buscamos o sentido da ação educativa do exercer os projetos e das perspectivas de transformação da realidade encontrada pela escola. Esse marco referencial é composto de três partes situacional, politico ou filosófico e operativos sendo princípios norteadores entre a teoria e a prática tais princípios devem esta consagrado na legislação federal (na Constituição Federal de 1988 e na LDB 9394/96) sendo analisados de maneira integrada observando a forma que é discutida, compreendidos e desenvolvidos.
Marco referencial nasce como busca de resposta a um forte questionamento que nos colocamos [...] Tem como função maior tencionar a realidade no sentido da sua superação/transformação e, em termos metodológicos, fornecer parâmetros, critérios para a realização de diagnóstico.
(VASCONCELLOS, 2000, p.182).
- Marco Situacional
Qualificado pelo saber e identificação e da visão do grupo exercendo a perspectiva em toda a realidade ao redor observando os elementos estruturais a força, fragilidade e traços marcantes, identificando, revelando e analisando problemas e formas de transformação tendo em vista os avanços social, educacional, politico, econômica e a influencia nas praticas educativas.
“É, portanto, o momento por situar, dar todo o pano de fundo, os elementos estruturais que condicionam a instituição e seus agentes. Devemos enfatizar aqui que neste Marco o que se visa é uma visão geral da realidade e não uma análise da instituição”. VASCONCELLOS (1995)
- Marco político ou filosófico
É o ideal da instituição escolar valores éticos, ideais, concepção e opção de onde esta inserida, requerendo assim a definição da filosofia política pedagógica que norteara a escola e as pessoas quem irão fazer parte da execução do projeto onde devem ter a visão e concepção teórica e clara sobre assuntos que iram assumir.
- Marco operativo
É a ação, a operacionalidade da ideia, a ação dos assuntos abordados, a organização curricular esse marco tem os aspectos relevantes para a instituição mostrado o objetivo da instituição tornando realidade partir da realidade da instituição é o plano de ação com três aspectos escolar importantes pedagógico, admirativo e comunitário
- Diagnostico
Refere-se a uma analise especifica sobre a realidade da escola observando a infraestrutura física, equipamentos, corpo docente, trabalhos pedagógicos, gestão, comunidade, qualidade da educação, etc. O diagnostico ajuda na identificação dos pontos positivos e negativos na realidade da escola, tendo o proposito de mostra os pontos, mas relevantes da comunidade escolar que necessita de intervenção assim como tem o proposito de mostra os pontos fortes fazendo uma analise dos indicadores na escola nos aspectos pedagógicos, administrativo, jurídico, financeiro e sociocultural.
...