A FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Por: senso • 11/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 629 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
FACULDADE DE TEOLOGIA HOKEMAN – FATEH
SANCLAIR ALVES ARAUJO
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
FORTUNA –MA
2018
SANCLAIR ALVES ARAUJO
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado a disciplina de Filosofia da Educação do curso de Pedagogia da FATEH para a obtenção de nota.
Orientador: Francisco de Araujo da Conceição
FORTUNA – MA
2018
1 FILOSOFIA
A palavra filosofia tem como definição “amigo da sabedoria” do termo filon, que equivale a amigo e sofia que vem do termo sabedoria.
A Filosofia se manifesta ao ser humano como uma forma de entendimento. Ela estabelece um quadro organizado e coerente de "visão de mundo" sustentando, conseqüentemente, uma proposição organizada e coerente para o agir. Nós não " agimos por agir". Agimos, sim, por uma certa finalidade, que pode ser mais ampla ou mais restrita. As finalidades restritas são aquelas que se referem à obtenção de benefícios imediatos. Desse modo, a Filosofia é um corpo de entendimentos que compreende e direciona a existência humana em suas mais variadas dimensões.” A filosofia traduz o sentir, o pensar e o agir do homem. Evidentemente, ele não se alimenta da filosofia, mas, sem dúvida nenhuma, com a ajuda da filosofia".
Certamente que a orientação valorativa (axiológica) da existência nem sempre pode significar filosofia, mas o que importa ter claro, por ora, é o fato de que a filosofia nos envolve, não temos como fugir dela, pois ela é como o ar que respiramos, sempre presente. O ideal é que escolhemos a nossa própria filosofia para que possamos dar sentido a nossa existência.
2 O PROCESSO DE FILOSOFAR
Acredita-se que a filosofia é um corpo de entendimentos que compreende e dá significado ao mundo e à existência. Continuaremos agora a saber como se constitui, como se constrói esse corpo de entendimentos, que podemos assumir criticamente como aquilo que queremos para o direcionamento de nossas experiências. Em primeiro lugar, temos que colocar na nossa cabeça que o filosofar, além de não ser inútil, não é tão difícil e complicado, como se fosse tarefa só para gente ultra-especializada. Sobre isso Gramsci nos diz que:
"deve-se destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia seja algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filó sofos profissionais e sistemáticos".
É necessário superar esses preconceitos e nos convencer de que podemos e devemos nos dedicar a filosofia. Para iniciar o exercício do filosofar, a primeira coisa a fazer é admitir que vivemos e vivenciamos valores e que é preciso saber quais são eles. O senso comum é o conjunto de valores assimilados espontaneamente, na vivencia cotidiana.
Assim, o nosso exercício do filosofar será um esforço de inventário, crítica e reconstrução de conceitos, auxiliados pelos pensadores que nos antecederam. Eles têm uma contribuição a nos oferecer, para nos auxiliar em nosso trabalho de construir nosso entendimento filosófico do mundo e da ação.
3 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta com um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. As relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase "naturais". Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade.
...