A Filosofia da Educação
Por: MarcelaCavalli • 20/2/2017 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
“A verdadeira Filosofia é reaprender a ver o mundo”. – Merleau-Ponty
A filosofia consiste em nos fazer pensar, ela não é feita baseada em provas ou em provar algo. A filosofia é como um controle de qualidade sobre nossos pensamentos tem por objetivo fazer as pessoas questionarem aquilo que elas acham que conhecem e acreditam ser certo.
Não que tudo que está ao nosso redor esteja errado, mas essa chance de reinventar o que já conhecemos é crucial para que como pessoas possamos evoluir e acrescentar sempre algo novo em nossa vida de forma que futuramente algo questionado possa ser acrescentado a sociedade.
Sendo assim pode-se dizer que a filosofia nos faz transcender a novos questionamentos existenciais.
Não existe o certo ou errado, já que aquilo que pensa não pode e nem deve ser subjugado por ninguém.
A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo, isso porque ela nos faz pensar e repensar como as crianças fazem, quando ainda estão em busca de conhecimento , nos questionando tudo o que podem, como: De onde vem os bebês?
Por que o céu é azul? De onde vem a água do mar e porque ela é salgada ? E porque a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo?
Porque é através dela que aprendemos a repensar sobre assuntos já pré-determinados pela sociedade através dos séculos. Fazendo-nos não aceitar aquilo que já foi imposto, nos dando a oportunidade de realinhar nossos pensamentos de forma que nos mostra um novo olhar daquilo que nós já estávamos conformados e até achávamos ser correto .
A filosofia é arte de pensar, sem ser importo certo ou errado, senão fosse através de pensarmos buscando sempre algo novo, até hoje estaríamos pensando que a terra é quadrada.
Há quem defenda a tese de que no Brasil até a alguns anos atrás a filosofia não era incluída como disciplina nas escolas públicas, porque isso faria as classes mais baixas começarem a ter novos pensamentos com relação ao governo e eles poderiam querer não mais estudar o mínimo possível para serem "peões" e assim tomarem o lugar daqueles quem eram da burguesia, claro, é apenas uma tese de alguém.
Mas ainda assim nos faz raciocinar, até onde podemos ir, e será que o que sabemos é realmente o certo?
Portanto, precisamos nos dar a oportunidade de pensar, questionar e reinventar nossa realidade, de forma que nada nem ninguém nos dê a oportunidade de sermos submetidos a uma suposta verdade sem de fato questionarmos se tal fato é mesmo algo em que podemos acreditar.
É preciso estar ciente de que toda informação que nos é dada, ou até mesmo aquilo que nos foi imposto como o certo deve ser de fato repensado.
Para tudo que esta a nossa volta precisamos parar, pensar e analisar, é essa oportunidade que a filosofia nos dá, a chance de rever nossos conceitos e mesmo que já tenhamos uma opinião formada sobre o que esta a nossa volta, é possível aprender novos fatos sobre aquilo que achávamos que não poderia ter nenhuma nova informação.
...