A Filosofia e Educação
Por: aryanne gabriela • 29/10/2018 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 173 Visualizações
Resumo Fascículo
Aryanne Gabriela Pinheiro de Souza – UEPA
Turma: 1PG1V
A tendência tradicional está no Brasil. O seu principal objetivo era propiciar ao aluno a adquirir seu papel na sociedade, visto que seu acesso se dava principalmente pelos filhos de burgueses, compreenderem o conhecimento moral e intelectual, pois garantir a hierarquia e o modelo social e político vigente. A proposta de educação é centrada no professor, o qual era incontestável, único possuidor do saber que deveria ser repassado aos alunos. O papel do professor consistia em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria que deveria ser livresco e corrigir. As aulas deveriam ser expositivas, organizadas numa seqüência fixa, fundamentada na repetição e memorização.
O aluno era visto como um papel em branco, os quais eram montados sem o poder de questionar e concordar com tudo. Não eram formados para serem críticos e sim passivos. O processo de avaliação tinha o caráter de punição e às vezes a redução de notas pelo comportamento mantido em sala.
Ao longo dos anos a tendência liberal tradicional sofreu várias críticas, como: os conhecimentos adquiridos fora do ambiente escolar não eram considerados para a construção de novos conhecimentos, era exageradamente burocrático com normas rígidas. A maior crítica é pela ausência de sentidos, o qual o conhecimento repassado não possui relação com a vida dos alunos.
A tendência liberal renovada possui várias versões como: a renovada progressista ou pragmática e seus representantes são Jonh Dewey e Anísio Teixeira; a renovada não-diretiva, inspirada por Carl Rogers, enfatizada a igualdade e o sentimento de cultura como aptidões individuais; a culturalistas; a piagtiana; a montessoriana; todos relacionados com a escola nova ou escola ativa. A pedagogia liberal renovada aborda defesa da formação do individuo como ser livre, ativo e social.
Assim retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental, deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, motivados pelo professor, o qual tem o papel de facilitador do ensino. Defende a aprendizagem pela descoberta, focada no interesse do aluno, possibilitando momentos para experiência e a construção do conhecimento o qual, deve partir do interesse do aluno.
A tendência liberal tecnicista tem como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada pela teoria behaviorista em seqüência do comportamento organizada por Skinner o qual traz à verdade inquestionável a naturalidade científica. O tecnicismo educacional constituiu uma prática pedagógica controladora das ações dos alunos é até mesmo dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e programadas, com riquezas de detalhes. O tecnicismo defendia também à racionalidade a eficiência e a produtividade. A educação era uma tarefa principal à produção de mão de obra qualificada para atender ao mercado, o qual trouxe conseqüência para os alunos e para as escolas.
A tendência progressista libertadora, a atividade escolar deveria ser discurssões de temas sociais e políticos e ações sobre a realidade social imediata. O professor era como um coordenador de atividades, que organiza e atua conjuntamente. Seus defensores, dentre ele Paulo Freire lutava por uma escola conscientizadora. Devido suas características de movimento popular, essa tendência esteve presente em escola públicas de vários níveis e em universidade.
A tendência progressista libertária tem como objetivo escolas verdadeiramente democráticas e produzir projetos na escola que corresponda aos anseios das classes trabalhadoras, respeitando as diferenças e os interesses locais e regionais, com uma educação de qualidade e garantidas a todos os cidadãos. Essa tendência defende, apóia e estimula grupos e movimentos sociais: sindicatos, grupos de mães, comunitários, associações de moradores entre outros.
...