A Historia do Ensino
Por: v.victorello • 20/3/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 653 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
Universidade Federal do ABC
Vitoria
Disciplina: História e filosofia das ciências e o ensino de ciências
Docente: Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues
Texto escolhido: O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos (2007)
Autores:
Paulo Henrique Oliveira Vidal – Bacharel em Química e mestre em Ensino das Ciências.
Flavia Oliveira Cheloni – Bacharel em Química
Paulo Alves Porto – Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de história da ciência.
Questões sobre o texto:
a) Identifique o objetivo central do autor.
O objetivo central dos autores foi, principalmente, o de analisar livros didáticos e comparar o seu conteúdo referente à real história de Antoine Laurent Lavoisier presente neles. Em muitos livros sua história não aparece ou está incompleta, impedindo que sejam passadas informações corretas aos discentes e docentes.
b) Que argumento o autor usa para defender a HC no ensino?
Os autores usam o argumento de que o estudo da história da ciência pode ajudar o educador na construção de conceitos e na construção de uma visão da ciência como atividade complexa. No caso específico da história de Lavoisier, ao apresenta-la, permite-se que haja o conhecimento de que ele estruturou as bases de uma nova abordagem para a Química, abrangendo aspectos teóricos e metodológicos e não foi apenas responsável pela conservação da massa nas transformações químicas, como consta em certos livros didáticos.
c) Que visão/concepção da natureza da ciência (processo de construção do conhecimento científico) o autor defende?
O autor defende que a educação cientifica converteu-se em uma exigência urgente, fator essencial para o desenvolvimento dos povos, mesmo em curto prazo.
d) Que visão/concepção de natureza da ciência o autor critica?
No caso específico do estudo de Lavoisier, o autor fala que os livros didáticos têm poucos dados biográficos sobre ele. Os livros, em sua maioria, associam o nome de Lavoisier apenas à conservação e massa e não citam suas outras contribuições para a química. Ou seja, o autor critica a falta de real informação sobre a história da ciência.
e) Quais são as distorções na história da ciência apontadas (criticadas) pelo autor? (faça apenas uma lista objetiva e de rápida visualização).
- Ausência de menção à outros químicos que trabalharam com Lavoisier.
- Exaltação do químico – como se a ciência fosse resultado do esforço isolado de um gênio.
- Distorção do trabalho coletivo
- Atrelar autorias errôneas a Lavoisier como “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Esse seria um resumo de outro autor.
f) Segundo cada texto,
...