A História da Educação Estácio EAD
Por: Rosi_Medeiros • 22/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ [pic 2]
GRADUAÇÃO PEDAGOGIA
ROSILENE MEDEIROS SILVA DE SOUZA
MATRÍCULA: 202004031163
PCC História da Educação
Revisitando a História da Educação e Projetando Perspectivas Futuras.
São Pedro da Aldeia -RJ
2020
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho faremos uma breve análise de como a história se introduz no meio pedagógico infantil, segundo o livro HISTÓRIA – “A ESCOLA É NOSSA “, 4° ANO, das autoras: Rosemeire Alves e Maria Eugênia Bellusci, editora Scipione, 3°edição, 2012.
O livro remete contato com um universo de informações, levando a novos conhecimentos e descobertas a cerca da história do Brasil, além da percepção da vida que se transforma no decorrer do tempo; um processo que ocorre a cada dia.
DESENVOLVIMENTO:
- A construção da história dentro do processo educacional:
O livro traz uma trajetória histórica que se inicia trazendo um conceito de história;
“História é a ciência que investiga as ações dos seres humanos no tempo e espaço...”
Texto das autoras
Com o estudo da História conhecemos as ações das pessoas no passado.
O ensino da história dado em séries iniciais, é basicamente história do Brasil, narra-se sua trajetória, construção, continuidade e influências que vão desde as tradições, língua e costumes portugueses, indígenas e africanos.
Valoriza as diversas culturas que formam a sociedade Brasileira, enfatizando a pluralidade social, e cultural do Brasil e os aspectos da cidadania. Estimula a formação dos indivíduos, a valorização da formação cidadã.
Seu inicio dado a linha do tempo da história dá-se na idade média, passando pela moderna, até chegar à contemporânea, com os povos indígenas que aqui existiam, tribos, sua origem, cultura e costumes, levando ao interesse pelo passado. Enfatizando a idade média, falamos sobre os portugueses, como ocorreu sua chegada aqui em nossas terras, as grandes navegações, iniciadas por Portugal e Espanha por volta de 1415 d.C., no intuito de achar um caminho marítimo para as índias; a influência portuguesa, história portuguesa e grandes nomes e personagens da história, como Pedro Alvares Cabral, Pero Vaz de Caminha, Cristóvão Colombo.
Contamos nossa história a partir da narrativa do descobrimento, após chegamos a outra etapa, a construção de uma terra (nosso país), através de escravidão, bem abordada e pautada no contexto dessa narrativa.
Avançamos na linha temporal, mas se faz necessário um retrocesso, pois abordamos a escravidão e que forma os negros vieram para o Brasil, então abordamos um pouco sobre a África, de onde os negros foram tirados a força para servirem como mão de obra para formação do nosso país por volta de 1550 d.C., isso durou cerca de 350 anos. O trabalho africano representou a principal mão-de-obra do nosso país, daí o estudo desse povo, como viveram aqui, suas tradições, cultura, religião, alimentação, etc... presentes até hoje e grande influenciadora em vários aspectos da sociedade e povo.
Passamos por toda história de formação do nosso país, a criação do território, os diversos nomes desta terra, até chegar a Brasil, divisões em colônias, vilas, as riquezas, a época do ouro do Brasil, a importância e riquezas mineiras e a importância de Minas Gerais.
Com o fim da escravidão em 1888, inicia-se as migrações, por volta de 1870, já centralizada na idade moderna. A migração, trouxe várias etnias e nacionalidades ao nosso país, italianos, alemães, japoneses, portugueses, espanhóis, libaneses, etc... os imigrantes passavam por vários campos do trabalho, economia e crescimento do país.
Os imigrantes hoje na atual idade contemporânea, se fazem presentes em diversos setores, desde a indústria, passando pela cultura e o esporte.
A idade moderna também foi marcada pela cultura agrícola do café, produto de grande importância nacional. A idade moderna também marca o crescimento do brasil como pais, cidades, Estados, criação e mudanças de regimes de governo, estruturação das cidades questões sociais, das mais diversas, evolução cultural, intelectual do povo, mesmo em alguns setores sem grande desenvolvimento.
Aborda-se também a questão da emigração, por volta de 1950 e 1960 d.C., até os dias atuais.
Em todo momento as autoras trabalham de forma simples, compreensível, trazendo sempre um misto temporal, fala-se da idade contemporânea, citando pontos de influencia da idade antiga e assim sucessivamente.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Todo o conteúdo do livro abordado é bem simples e fácil de ser trabalhado em sala, já que trata de forma simples e coesa a história do nosso país.
(Dada a situação atual do mundo em meio a pandemia de covid-19, não teri como dar exemplificação concreta de tal aula, mas criei uma estratégia e plano de ensino de umas das unidades)
...