A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO AO ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Por: Gercivan • 27/2/2021 • Trabalho acadêmico • 1.733 Palavras (7 Páginas) • 153 Visualizações
IES-MULTICURSOS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
GERCIVAN ALMEIDA DE OLIVEIRA
A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA PARA OS ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
SÃO BENTO DO TOCANTINS – TO
2020
GERCIVAN ALMEIDA DE OLIVEIRA
A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA PARA OS ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Projeto monográfico apresentado ao
Departamento Pedagógico do IES
Para conclusão do Curso Livre em
Pedagogia.
Orientadora: Juscelia barretos Matos
SÃO BENTO DO TOCANTINS - TO
2020
SUMÁRIO
1 IDENTIFICAÇÃO 3
1.1 TEMA 3
1.2 AUTORA 3
1.3 ORIENTADORA 3
1.4 INSTITUIÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. PROBLEMA 5
4. OBJETIVOS 6
4.1 Objetivo geral 6
4.2 Objetivos específicos 6
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5.1 A noção e importância da leitura no processo de alfabetização 7
6. METODOLOGIA 9
7. CRONOGRAMA 10
8. RECURSOS FINANCEIROS 11
9. REFÊRENCIAS BIBLBIOGRÁFICAS 12
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 TEMA
A importância do incentivo à leitura para crianças em fase de alfabetização
1.2 AUTORA
Gercivan Almeida de Oliveira
1.3 ORIENTADORA
Juscelia barretos Matos
1.4 INSTITUIÇÃO
IES-Multicursos
2. JUSTIFICATIVA
- Justifica-se o estudo devido o processo de alfabetização no ensino fundamental estar envolvida na prática de ler, de interpretar o que ler, de escrever, de cantar, de ampliar os conhecimentos que já tem e de conhecer os que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade (FREIRE 2001), mais isso, só será possível, através de uma educação que estimula a colaboração, dê valor à ajuda mútua, que desenvolva o espírito crítico e a criatividade: uma educação que incentiva o educador, unindo a prática e a teoria, com uma política educacional condizente com os interesses do nosso povo.
- Dessa forma, o pedagogo é indispensável para a produção da leitura, principalmente na fase de letramento da criança, onde a construção das primeiras palavras são realizadas. Assim, é relevante o incentivo à leitura de indivíduos que estão ainda soletrando as frases para a interpretação das ideias.
3. PROBLEMA
- Considerando que existem muitas técnicas para o processo de alfabetização de um indivíduo, como é possível haver uma contribuição no processo de ensino e aprendizagem do alfabeto por meio do incentivo à leitura?
4. OBJETIVOS
Objetivo geral
- Objetiva-se identificar os aspectos relacionados com o incentivos da leitura que podem contribuir para a eficiência da alfabetização
Objetivos específicos
- Observar como o incentivo à leitura pode beneficiar o processo de alfabetização;
- Explicar o papel do pedagogo para no incentivo à leitura;
- Definir a estratégia de motivação para a leitura dentro do contexto de alfabetização.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1 A noção e importância da leitura no processo de alfabetização
Desde que o ser humano nasce e toma contato com a realidade, começa a fazer uma leitura da vida. E a leitura tornou-se hoje, uma ferramenta indispensável à sociedade. Porém a oposição “decodificada versus compreensão” nos tem sentido, pois ambos são necessários à leitura. “Decodificar sem compreender é inútil. Compreender sem decodificar é impossível” (Martins, 2009: 32). Devemos, por isso, ter uma visão dialética da questão.
Para se chegar a uma consciência, que é ao mesmo tempo desafiadora e transformadora são imprescindível o diálogo critico, a fala, a leitura e a convivência, sendo esta uma relação horizontal, que se nutre de amor, humildade, esperança, fé e confiança, auxiliando ainda no processo de alfabetização.
Até agora, vimos tratando de leitura e escrita de modo indiferenciado, falando em estágios e desenvolvimento dessas duas habilidades, sem considerar as diferenças entre leitura e escrita. No entanto, existem algumas diferenças entre eles.
Por exemplo, ao dominar as regras hierárquicas para a pronúncia do G antes do E e do I, a criança não tem mais dificuldade em ler “geladeira”, no entanto, ao escrever a palavra “geladeira” ela poderá não saber se deve usar G ou J. A regra hierárquica, nesse caso, é suficiente para a leitura mais não para a escrita.
...