A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Por: Camila Rodrigues Fabro • 7/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.244 Palavras (9 Páginas) • 374 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1- MINHA EXPERIÊNCIA QUE COM A EDUCAÇÃO...................................... 5
2.2- A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.................................................................................................. 5
2.3- O QUE MUDA NO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO EJA...................................................................................................................... 7
3- PLANO DE AULA DE CIENCIAS DA EJA........................................................... 8
4 CONCLUSÃO 9
5 REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
O planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação.
Segundo Moretto (2007, p.100), existe, ainda, a crença que a experiência do professor já é suficiente para ministrar aulas com competência. Professores com este pensamento ignoram a função do planejamento bem como a sua importância.
Muitas vezes os professores trocam o que seria o seu planejamento pela escolha de um livro didático. Infelizmente, quando isso acontece, na maioria das vezes, esses professores acabam se tornando simples administradores do livro escolhido. O planejamento, de modo geral, tem sido considerado como uma transcrição para o papel de uma idéia e não como um processo que requer reflexão em relação à realidade em que se inserem os alunos e a própria escola. Para que a partir deste ponto busque-se a mudança da prática.
É preciso mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários. Fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe! (VASCONCELLOS, 1995. p. 59).
O importante é salientar que o planejamento sirva para o professor e para os alunos, que ele seja favorável e funcional a quem se destina, através de uma ação consciente e responsável, desconsiderando a noção de planejamento como uma receita pronta, pois cada sala de aula é uma realidade diferente, com problemas e soluções diferentes. Nesse sentido, cabe ao professor, em conjunto com os demais profissionais da escola, adaptar o seu planejamento, para que assegure o bom desenvolvimento a que ele se propõe, que é o de guiar as práticas docentes em sala de aula. Por isso é muito importante o professor planejar - nos mínimos detalhes. Planejar torna muito mais fácil a compreensão dos conteúdos, principalmente quando se levar em conta a realidade e o contexto social em que os alunos estão inseridos, podendo suprir as necessidades da comunidade e dos alunos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. MINHA EXPERIÊNCIA QUE COM A EDUCAÇÃO.
Para mim na minha fase escolar a postura dos professores era atenciosos dispostos a ensinar e ajudar em qualquer situação, os alunos eram interessados e respeitavam os professores, tenho boas recordações, recordo que a tabuada o até hoje ficou gravado na minha mente, algo negativo é que os professores trabalhavam com formas de decorar, estudava para as provas decorando. Hoje as coisas mudaram, pois aprender é entender e melhor do que decorar.
2.2. A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
A educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem importância relevante para a vida do individuo, pois por meio da mesma serão garantidos firmamentos básicos para o desenvolvimento da vida estudantil. É nesta etapa que o indivíduo encontra-se com os conhecimentos cientificamente elaborados, os quais farão parte de toda a sua vida, acadêmica e social. Ao compreender tal função, o docente deve desenvolver um trabalho bem qualificado, garantindo que o ensino não seja reduzido apenas à transmissão de conteúdos necessários para a conclusão de cada etapa, mas que se tenha um ensino orientado pela aprendizagem estabelecida.
O planejamento para os anos iniciais de ensino deve ter como foco processo de leitura e de escrita. Para tanto, a coordenação pedagógica pode centrar suas orientações na mediação na sala de aula entre professor e aluno, momento em que o professor tem condições de identificar os conhecimentos prévios do aluno, sua prática social inicial e organiza o seu plano de aula propondo a superação dessa condição inicial, levando o aluno à apropriação de conhecimento mais elaborado.
Desta forma, “[...] a aprendizagem é uma atividade do aluno visando à apropriação de conceitos, métodos e instrumentos cognitivos, mas necessita de uma “intervenção” do outro, por meio da mediação [...]”. (LIBÂNEO, 2012, p.43).
A tecnologia permitiu os avanços dos meios de comunicação e informação, exigindo do sujeito maior destreza na utilização desses aparatos e leitura mais crítica sobre a organização social.
Como a coordenação pedagógica e os professores podem definir a maneira de mediar à prática social da leitura e da escrita com os alunos? Sabe-se que historicamente métodos de alfabetização foram constituídos com propostas diferenciadas de alfabetização, por exemplo, do método
...