A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Cintia Ortino • 14/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 374 Visualizações
[pic 1] Centro Universitário Leonardo da Vinci [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
[pic 13]
ALINE CRISTINA DOS ANJOS
(PED 0423)
[pic 14]
RELATÓRIO DE ESTÀGIO I1I
MAIRINQUE
2014
A Importância da Arte no Ensino Fundamental
Aline Cristina dos Anjos
Prof.ª Eunice Ramos de Moura
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0423/1)
08/07/2014
RESUMO
A Educação Artística é uma ponte entre duas práticas sociais: a arte e educação. Ambas se movem e são confluentes para a formação do ser humano. A arte é uma forma de conhecer e representar o mundo. A Educação permite a construção e formação do indivíduo. Arte, nas suas diversas expressões, é uma atividade eminentemente social, que está presente na vida cotidiana do homem. É um aspecto central da sua vida o distingui dos outros seres vivos e que só ele é capaz de produzi-lo e apreciá-lo. A Arte ocupa um lugar de destaque para todos, faz parte da experiência pública, e através dela a cultura se manifesta. Isto implica a necessidade de abordar as relações entre a educação e arte. Nesta perspectiva o presente estudo tem por objetivo analisar a importância do ensino da arte no ensino fundamental.
Palavra chave: Arte, Educação, Ensino Fundamental ·.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objeto de estudo o ensino de arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental: o desenvolvimento criativo de crianças O seu objetivo geral foi compreender como a metodologia adotada no ensino de arte pode influenciar o desenvolvimento criativo da criança, permeando-se pelos objetivos específicos. A problemática da pesquisa centrou-se de que forma a metodologia adotada pelas escolas para o ensino de arte influencia o desenvolvimento criativo da criança.
O estágio foi realizado na Escola Municipal Professor Marcio De Camargo, na cidade de Mairinque, Rua F, nº 100, bairro Recanto Dos Eucaliptos no estado de São Paulo. No período Vespertino, onde cursam alunos do ensino fundamental.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O caminho para a educação perpassa por todas as atividades humanas, por isso seu objetivo maior deve ser propiciar o pleno desenvolvimento de todos os indivíduos levando-os à humanização. Dessa forma, a tarefa da educação é complexa e delicada, porque supõe, em princípio, tornar o individuo um cidadão. Na sociedade em constantes transformações, é necessário pensar que a concepção de educação não pode ser entendida a partir de uma definição simplificada, pois esta complexificação social levou à ampliação do conceito de educação, e por vias de consequência, a teoria e a prática educativa.
Considera-se, portanto, que a arte e a educação assumem uma função social e tornam-se um verdadeiro trunfo para construir uma sociedade mais democrática, pois homens educados são homens que possuem recursos para colocar em liberdade o seu pensamento, e a liberdade maior é a que se conquista através de ideias, que não podem ser destruídas pela força, e que dependendo de sua intensidade, imortalizam-se geração após geração e mantêm vivos aqueles que inicialmente as acenderam. Partindo deste pensamento entende-se que ao promover a participação do aluno como sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem da arte, o professor favorecerá o desenvolvimento da autonomia intelectual e social de seus alunos, permitindo que desfrutem do seu aprendizado com mais segurança e que desenvolvam atitudes de compromisso com a sociedade na qual estão inseridos.
...