Trabalho Interdisciplinar -Artes no Ensino Fundamental
Por: Patycelestrin • 7/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.587 Palavras (11 Páginas) • 344 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 LEITURA DOS ARTIGOS 4
2.2 PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL VIRTUAL 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Nos anos iniciais do ensino fundamental deve-se considerar de forma significativa as apreciações e experiências artísticas, especialmente as que podem ser vivenciadas com alunos, por isso é essencial que as crianças possam conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no dia-a-dia da escola, possibilitando, a partir de experiências diversificadas, que vivenciem diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.
Além disso, a arte tem o papel de desenvolver o senso estético proporcionando ao aluno uma
compreensão crítica de mundo e também permite que o educando seja capaz de pensar, criar,
expressar e agir a favor de uma sociedade mais igualitária, mais sensível e ética.
Ao longo do ensino fundamental, os alunos poderão desenvolver competências estéticas e artísticas de forma que aprofundem
progressivamente o contato com o maior número de formas e conteúdo
de arte nas suas linguagens, tais como: artes visuais, dança, música e teatro, diante da própria produção de arte e no contato com o patrimônio artístico. Refletindo isto num cenário de tecnologias destaca-se que eventos escolares são muito importantes para estimular o engajamento dos alunos, promover atividades dinâmicas para sair da rotina e promover a participação da família e a interação entre a comunidade escolar, em tempos de isolamento social as atividades assim, on-line, também são ótimas alternativas para a escola.
Arte tem a ver com prática artística, com processo criativo, com aspecto vivencial. Requer, portanto, propostas didáticas focadas no fazer, na ação das crianças, tendo em vista ampliar o repertório de leitura delas e a capacidade de compreensão, de si e do mundo em que vivem.
DESENVOLVIMENTO:
2.1 LEITURA DOS ARTIGOS
A importância de projeto com alunos vai ao encontro da aprendizagem dos mesmos, pois eles têm a oportunidade de conhecer diversos gêneros textuais, escritores e suas obras, valorizando diferentes estilos e apreciando textos de qualidade, previamente selecionados pelo professor, que compartilha com elas os critérios de sua escolha, sendo neste caso o gênero poético o mais explanado.
Embora muitos poetas escrevam para adultos, existe aquela parcela que se preocupa com gente pequena, ou seja, com as crianças. E quando a poesia entra na sala de aula ela traz um mundo imaginário àquela comunidade. O contato com a poesia desde as primeiras séries da aprendizagem faz da criança um ser mais sensível às coisas do mundo, um ser que questiona os amigos e a si mesmo, incentivando o diálogo e a troca de idéias. As poesias para crianças retratam a fantasia despertando o pensamento investigativo, a busca pelo conhecimento e o questionar torna-se fruto de uma imaginação sem fronteiras. A poesia infantil aproxima-se muito do mundo imaginário das crianças e é por isso que devemos levá-la até elas para que saibam que os seus pensamentos também são pensados por adultos e sintam-se Respeitadas e encorajadas na imaginação.
A poesia é capaz de sensibilizar o ser humano, e nesse sentido evidencia-se a importância de trabalhar o gênero em fase escolar, para tanto deve ser levado em conta tanto a recepção quanto às contribuições da poesia para essa nova concepção leitora, diante disso, torna-se indispensável uma reflexão sobre a abordagem da poesia em sala de aula, bem como conhecer os caminhos percorridos pelos professores nesse processo de aprendizado.
Haja vista que a criança desde cedo tem em suas cercanias inspirações poéticas, como ao ouvir sua mãe cantarolar cantigas de ninar, assistir aquele desenho animado entoado com lindas melodias, cantar com a “tia” da escola cantigas de rodas e ao vivenciar incontáveis momentos em que os textos de tradição oral se manifestam em forma de poesia. Segundo Gebara (2011, p.15), “A poesia permite a recuperação de experiências anteriores e mesmo a incorporação das quais são simultâneas ao convívio escolar”.
De acordo com Averbuck e Zilberman (2010), através das artes pode-se entrar em contato com os temas da sociedade que de certa forma se tornam complexos, e que não pertencem aos livros gramaticais.
Filipouski (2016), especifica que o papel da escola não é formar poetas, embora isso possa acontecer, mas sim possibilitar que o aluno tenha a liberdade de criação, de expressão e de imaginação.
Filho (2010) salienta que através de contos literários que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica. É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula.
Averbuck (2010) acrescenta que quanto maior for a diversificação dos textos literários apresentados aos alunos, maior será a experiência que ele terá com este universo de singular beleza, magia e emoção.
Zilberman (2010), contemplando a colocação de Averbuck acima mencionada, pontua em seus estudos que formar leitores, especialmente, leitores poéticos, implica destinar tempo e criar ambientes favoráveis à leitura literária, em atividades que tenham finalidade social, que se consolidem através de leitura silenciosa individual, promovendo o contato com textos variados nos quais os alunos possam encontrar respostas para as suas inquietações, interesses e expectativas, pois ler não se restringe à prática exaustiva de análise, quer de excertos, quer de obras completas.
Neste sentido, as diferentes expressões artísticas, passam a ser um convite à liberdade de expressão, onde os alunos podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas próprias emoções. Quando os alunos têm acesso às poesias, eles passam a visualizar de forma mais clara sentimentos que têm em relação ao mundo, pois as histórias trabalham problemas existenciais, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
Zilberman (2010), frisa, inclusive que, os benefícios da expressão artística na formação são inúmeros, anexam-se ao simples fato de a literatura não ter fronteira em si mesma, ela atua de forma livre, sem se conter a temas, a pessoas, autores, tempo, espaço.
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