A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Por: adenildasantos • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.169 Palavras (9 Páginas) • 558 Visualizações
A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO:.............................................................................................4
2.1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LIVRO.................................................................
2.2 A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.................................................................................................................
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Partindo do princípio de que a infância é uma construção social, propõe-se neste trabalho, discutir o papel que a literatura exerce sobre o desenvolvimento cognitivo da criança. Por meio da literatura, a criança satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo. Para alcançarmos os objetivos propostos foi escolhido o livro infantil A CIGARRA E A FORMIGA de Jean de La Fontaine. O que mais chama a atenção nesse livro são os valores morais que ele transmite sobre a importância do trabalho. Adequado para crianças da faixa etária de 3 a 5 anos, com enfoque nos conceitos de ludicidade, alfabetização e natureza e sociedade.
No presente trabalho, objetiva-se, num primeiro momento, compreender e apresentar as características e peculiaridades em relação ao tema, enredo, conclusão e ilustração. Por ser de fácil aprendizagem, ressaltamos o papel que ele possui em trabalhar os valores humanos essenciais para se viver bem em sociedade, e num segundo momento, a finalidade é refletir acerca da importância da literatura para o desenvolvimento da criança, uma vez que a literatura infantil pode influenciar na formação do aluno.
Em conversa com alguns autores, inclusive com a autora Gládis Elise P. da Silva Kaercher (2011), torna-se perceptível que a literatura infantil abre as portas para o universo da imaginação, fundamental no processo de formação da personalidade do ser humano nessa fase da vida.
Os educadores devem priorizar o trabalho em sala de aula e proporcionar ricos momentos de aprendizagens guiados pela exploração das histórias infantis e elaborar práticas lúdicas que incentivem o interesse dos educandos, favorecendo assim seu desenvolvimento cognitivo, psicológico, afetivo e social, pois, em toda e qualquer idade o contato com a literatura é fundamental, mas é essencial na infância, porque diverte, emociona, cria vínculos com a linguagem, com a arte e com a cultura. O contar histórias como conto de fadas, fábulas, etc...aproxima o real do imaginário, favorece o hábito e o gosto pela leitura e estimula a criança ser um futuro leitor literário.
2 DESENVOLVIMENTO
Para compreendermos a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança escolhemos o livro intitulado “A Cigarra e a Formiga”. É uma das fábulas atribuídas a Esopo, considerado o inventor da fábula, e recontada por Jean de La Fontaine (escritor Francês que viveu no sec. XVII). A fábula é um gênero literário em que os animais possuem características humanas, falam e agem como tal, sugerem uma verdade ou uma reflexão de ordem moral. Uma composição literária de fácil aprendizagem e compreensão das crianças de 3 a 5 anos de idade, pois, permite que elas sejam instruídas dentro de conceitos morais sem que percebam, de forma divertida e criativa.
A literatura infantil aparece nesse contexto, como uma valiosa ferramenta que pode ser utilizada pela escola na construção do aluno leitor, e para compreendermos sua importância no desenvolvimento cognitivo da criança destacaremos a seguir seus principais aspectos encontrados:
2.1. ASPECTOS IMPORTANTES DO LIVRO A CIGARRA E A FORMIGA
O hábito de praticar a leitura prazerosa, além de ser fonte de lazer, contribui no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança e favorecem a formação de indivíduos críticos, pensantes, responsáveis e atuantes na sociedade.
O tema central nesta fábula faz uma reflexão sobre a importância do trabalho para a sobrevivência, bem estar, lições de determinação, esforço, trabalho em equipe e convívio social e evidência que quem não se organiza para enfrentar tempos difíceis acaba pagando um alto preço, porque não devemos pensar só em diversão mas trabalhar objetivando um futuro melhor.
O enredo conta a história de uma cigarra que nos dias quentes de verão vivia a cantar e a tocar seu violão entusiasmadamente. Ela observava uma formiga em sua lida diária de trabalhar e armazenar comida para o inverno.
¬_ Dona formiga, venha e cante comigo, divirta-se, em vez de trabalhar incansavelmente, desafiou a cigarra. Mas a formiguinha sem interromper seus afazeres respondeu:
_ Tenho de guardar comida para o inverno!
_ Para que se preocupar com o inverno, esta muito longe ainda, disse a cigarra despreocupadamente.
Mas a formiga sem dar ouvidos, continuou sua árdua tarefa. Os meses se passaram, o rigoroso inverno chegou e tudo ficou coberto por neve. A cigarra que passou todo o verão se divertindo enquanto a formiga trabalhava, faminta, veio a casa da formiga pedir que lhe desse o que comer. A formiga perguntou-lhe:
_ O que é que você fez durante todo o verão?
_ Eu cantei, disse a cigarra.
E a formiga respondeu- lhe:
_ Pois bem, agora dance!
Como e possível notar a cigarra passa o verão todo a cantar e a se divertir e, de repente, encontra-se desprevenida com a súbita chegada do inverno e ao amparar-se na formiga, que lhe nega qualquer provisão e a manda dançar. A dramaticidade das personagens faz alusão à necessidade de nos prepararmos para o futuro e as vicissitudes da vida ou ficaremos sempre na mesma. A fábula e o seu autor, um poeta genial, ajudam o leitor pensar sobre o seu
...