A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
Por: GianeDM • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 861 Palavras (4 Páginas) • 424 Visualizações
A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
ESTUDO DE TEXTO
1)Qual o objetivo do texto?
Investigar o processo de inclusão de alunos surdos.Analisar sob a ótica dos Estudos Culturais os conceitos subjacentes à inclusão, baseado na opinião de alunos surdos que estavam inseridos em salas de aula regulares.
2)O que o texto propõe pelo trecho “tratar sobre inclusão significa ir além do ingresso de alunos diferentes na escola”?
Significa estar atento para promover movimentos pedagógico-curriculares na escola que envolvam todos os alunos, não como massa homogênea, mais como possuidores de histórias próprias, percepções particulares, enfim com peculiaridades que os fazem únicos.
3)Onde a pesquisa descrita no texto foi realizada?Qual seu objetivo?
A pesquisa foi realizada em três escolas da rede pública regular de ensino, sendo duas de Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, localizadas na cidade de João Pessoa – PB, que tinham alunos surdos inclusos.
4)Explique o termo integração:
O termo “integração” era usado,para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, junto com os “normais”.
5)Aponte algumas iniciativas no sentido de atender a um dos critérios fundamentais para haver o desenvolvimento pedagógica adequado das pessoas surdas em âmbito nacional:
Em âmbito nacional, as políticas públicas posicionaram-se favoráveis a inclusão, envidando esforços para possibilitar o ingresso de todos à escola regular e instituindo critérios para que isso acontecesse.A LDB (Lei 9394/1996) – capítulo V – artigo 58, prevê serviço de apoio especializado e professores especializados ou capacitados para atender aos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
6)Apresente as características principais da discussão sobre o currículo e a inclusão dos alunos surdos:
A temática do currículo está presente em toda parte.Essa presença se articula em torno de dois eixos principais:o das políticas educacionais e o das discussões teóricas. No plano das políticas públicas, tem sido visível o impacto das reformas curriculares que se tem realizado nos últimos quinze anos, no contexto das reforas neoliberais.Por isso as escolas não devem ficar circunscritas a administrações centralizadoras, pois os professores, alunos e pais, entre outros que atuam no contexto curricular, devem ser vistos como decisores políticos.
No segundo eixo, a teoria curricular tem sido abalada por uma série de perspectivas que colocam em questão as visões mais tradicionais da teoria curricular, ocasionando o surgimento de uma diversidade de perspectivas no campo.O fundamental foi reconhecer que, para tentar tornar a sociedade mais humana, a escola deve buscar desbloquear os mecanismos de exclusão existentes.
7)Explique o caminho percorrido para a pesquisa apresentada no artigo:
Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas, com um roteiro previamente elaborado.As entrevistas foram gravas em áudio e transcritas.A transcrição foi feita passo a passo, registrando na íntegra os depoimentos obtidos.Os dados foram classificados a partir da leitura, que permitiu apreender as ideias centrais dos relatos e das descrições sobre o tema em foco.
8)Apresente uma síntese em que constem os resultados da pesquisa em relação à comunicação surdo-ouvinte, as dificuldades quanto à inclusão e a visão sobre o ser surdo:
As declarações dos alunos surdos em relação aos questionamentos feito, em sua maioria, fazem referência ao interprete como instrumento indispensável para a obtenção de uma comunicação satisfatória com professores e colegas.
Quanto às dificuldades que se deparavam no contexto escolar inclusivo, os alunos surdos elencaram uma série de dificuldades, entre elas:falta de instrutor;aprendizado da Língua Portuguesa; inadequação do ambiente escolar;número insuficiente de intérprete;falta de capacitação dos professores para aprendizado da LIBRAS; falta de material didático específico.Outros relataram não enfrentar nenhum problema.
...