A INCLUSÃO EM SALA DE AULA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Por: v.faria • 29/7/2022 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
Resumo
A Educação Inclusiva tem sido um dos maiores desafios da era contemporânea, por envolver não só a pessoa com deficiência, mas também sua família, a escola e a sociedade. Desta maneira, buscamos no presente artigo: “INCLUSÃO EM SALA DE AULA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS” apresentar as conquistas e as discussões que nos deparamos causadas pelo estigma em relação a inclusão no ambiente educacional. Realizamos o presente trabalho através de uma pesquisa bibliográfica com o foco voltado para o desafio da inclusão no ambiente escolar e buscamos retratar o histórico da proposta da escola inclusiva, salientando sobre a reorganização da educação especial e manifestando sobre a importância de uma formação docente que auxilie no desenvolvimento de uma educação que compreenda e respeite a diversidade. Abordamos também o caminho histórico da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, desde os primeiros atendimentos na década de 50 até os processos inclusivos e a Declaração de Salamanca, apresentamos alguns conceitos imprescindíveis à compreensão do que é educação especial e discorremos também sobre uma pesquisa de campo que realizamos enquanto docente, no propósito de conhecer a concepção quanto a política inclusiva desenvolvida na instituição educacional. Este artigo justifica-se por entender que a educação especial tem por importância maior o desafio de educar para todos, sem exclusão, sabendo que uma instituição deve preparar o aluno para que possa viver dentro da sociedade.
Palavras-chave: Inclusão. Educação Inclusiva. Escola. Necessidades Especiais.
Introdução
A escolha pelo tema Inclusão em Sala de Aula de Alunos com Necessidades Especiais se deve ao fato de sua total importância para a educação haja vista ser um assunto muito debatido em jornais, revistas e principalmente na televisão, indicando que desperta maior interesse da sociedade para o tema.
Abordar o tema “Inclusão Escolar” não se abrevia somente em discorrer das minúcias quanto à deficiência de cada educando, mas sim do ensino como um direito de todos amparado por Lei. Sendo assim, a escola precisa se preparar para melhor atender e receber, com aptidão e prudência, às necessidades de todos os seus educandos com relação à aprendizagem, respeitando as diferenças individuais de cada um. O motivo que desperta o interesse pelo tema se deve ao fato de, durante a vivência escolar, é comum profissionais de educação rotularem os discentes com necessidades educacionais especiais a partir de suas observações superficiais. O que se sugere é que o rótulo seja trocado pela preocupação em incluir em classes essas crianças com necessidades especiais, buscando o entrosamento teórico com o desígnio de auxiliá-los em sua caminhada cognitiva.
A relevância deste artigo consiste em sua proposta reflexiva no que diz respeito à relação interpessoal entre os agentes atuantes na Educação Especial. Entendemos que além de sólidos conhecimentos sobre o processo de inclusão, o profissional precisa ser dotado de sensibilidade e assertividade ao se comunicar com o aluno que tenha necessidades especiais, pois uma postura segura, cuidadosa e acolhedora pode ser determinante no processo informativo e de sensibilização no tocante à importância de aprendizagem. Acreditamos que a realização deste trabalho pode contribuir para a melhoria da qualidade de aprendizagem, buscando refletir e intervir sobre estas questões no âmbito da educação especial. Por isso este trabalho pautará por uma pesquisa bibliográfica visando subsidiar a investigação do tema Inclusão em Sala de Aula de Alunos com Necessidades Especiais como também pesquisa de campo, haja vista necessitar o acompanhamento do pesquisador onde o fenômeno ocorre.
...