A Importância das interações sociais e da lubricidade na Educação infantil
Por: Beatriz Leonardo • 28/5/2017 • Relatório de pesquisa • 4.015 Palavras (17 Páginas) • 358 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA JUNDIAÍ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Importância das interações sociais e da ludicidade na Educação infantil
ALUNO: Ana Beatriz da Silva Gomes
Curso: Pedagogia
Matrícula: 8062801773
Jundiaí
2015
Ana beatriz da silva gomes
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Importância das interações sociais e da ludicidade na Educação infantil
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Anhanguera Jundiaí como requisito parcial do curso de Pedagogia
Coordenador de Curso: Denise Filomena Bagne Marquesin
Jundiaí
2015
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo do(a) aluno(a): Ana Beatriz da Silva Gomes
Data: 03 de Outubro de 2015
Matrícula: 8062801773
Instituição de Ensino: Faculdade Anhanguera Jundiaí
Curso: Pedagogia
Entidade : Escola Heisei Jundiaí – Berçário e Educação Infantil
Data de início do estágio: 03 de Outubro de 2015
Data de término do estágio: 25 de Outubro de 2015
SUMÁRIO
S
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Objetivos ........................................................................................................5
1.2 Metodologia....................................................................................................6
1.3 Estrutura do Trabalho...................................................................................6
2 AMBIENTE DE PESQUISA 6
2.1 A Escola 6
2.2 ESTRUTURA DA ESCOLA..................................................................................7
2.3 CORPO DOCENTE E RECURSOS PEDAGÓGICOS......................... ...8
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 10
2.3 Período de Observação 10
2.3 Período de Coparticipação 12
2.3 Período de Regência 13
4 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, o(a) aluno(a) ANA BEATRIZ DA SILVA GOMES do 4º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado na ESCOLA HEISEI JUNDIAÍ, no período de 03 de Outubro de 2015 à 25 de Outubro de 2015.
O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos.
Neste contexto as observações seguintes, tem como objetivo tratar da relevância da ludicidade e da interação na educação infantil, a ludicidade por sua vez, tem grande importância no meio infantil, sendo uma forma diferente de educar, potencializando nas crianças capacidades de imaginação e também de amadurecimento, juntamente a interação com o outro.
O brincar se torna importante e necessário visto que o processo de desenvolvimento cognitivo, social, motor e cultural da criança se enriquece através de brincadeiras. Assim o Lúdico se torna extremamente importante como elemento base para a educação, sendo inserido como parte essencial do currículo escolar, para a potencialização das interações sociais.
Com isso, é possível compreender, como o lúdico se torna significativo diante do processo de aquisição e de desenvolvimento da criança, se tornando um instrumento metodológico, aliando teoria a pratica educacional infantil.
Com estudos nas teorias de autores como Leontiev, Froebel e Vygotsky, ao decorrer do curso de pedagogia, pretendo aliar teorias as práticas vivenciadas no decorrer do estágio, almejo conquistar mais conhecimentos a partir dessa nova experiência, e assim prosseguir aos próximos semestres do curso, de maneira que o desenvolvimento dos estudos sejam contínuos, enriquecedores e importantes para minha carreira que se inicia.
1.1 Objetivos
O presente estágio teve como objetivo geral analisar todas as atividades que fundamentam o âmbito da educação infantil. Para tal, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
1 Observação da rotina da escola e didática da professora para com alunos.
2 Reconhecimento da turma e observação da participação dos alunos nas atividades propostas.
3 Observação da interação entre alunos x professora e alunos x alunos
4 Realização do relatório final.
1.2 Metodologia
Visando fundamentar a elaboração do presente relatório, foram realizadas várias pesquisas bibliográficas embasadas a filósofos que foram estudados durante o semestre, com o foco na educação infantil. Em seguida, realizaram-se visitas a ESCOLA HEISEI, buscando a autorização para a realização das observações junto a turma de alunos do grupo 2 (G2). Após a autorização da coordenação responsável, iniciaram-se as observações junto a educação infantil. Então estruturou-se o presente relatório com o objetivo de apresentar um resumo sobre as atividades realizadas no âmbito da Educacional Infantil. Onde foi observada a didática da professora, a interação dos alunos, os recurso educacionais e a instituição no seu todo.
...