A Importância do Brinca
Por: axldeni • 5/12/2023 • Monografia • 3.026 Palavras (13 Páginas) • 48 Visualizações
IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais
DENILSON BORGES DE PAULA
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
São Paulo - SP
2023
DENILSON BORGES DE PAULA
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Instituição de Ensino Superior IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais como pré-requisito para obtenção do título em: Segunda Licenciatura em Pedagogia
São Paulo - SP
2023
DENILSON BORGES DE PAULA
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Monografia de Conclusão de Curso de Pós-Graduação apresentada ao Centro Universitário Ítalo Brasileiro, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista (lato sensu) em Linguagens da Infância, sob a orientação da Prof.Ma. Ivani Magalhães.
Nota __________________________
Data da Aprovação: _____/_____/_____
A minha família pelo apoio e incentivo a mim dedicados. Aos professores, por todos os conselhos, pela ajuda e pela paciência com a qual guiaram o meu aprendizado.
AGRADECIMENTOS
A todos os meus familiares e amigos pelo apoio e carinho dedicados a mim durante este percurso.
Aos professores, por todos os conselhos, pela ajuda e pela paciência com a qual guiaram o meu aprendizado.
O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento e a educação das crianças pequenas (...) ao brincar, as crianças exploram as formas culturais nas quais vivem e a realidade circundante, perguntam e refletem sobre estas, desenvolvendo-se psicológica e socialmente.
Gisela Wajskop
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. Abordando a brincadeira como meio facilitador e promotor de diversas experiências e aprendizagens. Ressaltar que o acesso à brincadeira e ao lúdico é um direito da criança previsto na esfera legislativa. E, ainda, tratar do valor do papel dos educadores diante deste cenário.
Palavras chaves: brincar, brincadeiras, aprendizagem e desenvolvimento infantil, educação infantil.
ABSTRACT
The purpose of this study is to analyze the importance of playing in development and learning in early childhood education. Approaching the game as a facilitator and promoter of diverse experiences and learning. To emphasize that access to play and play is a right of the child provided for in the legislative sphere. And, still, to deal with the value of the role of educators in this scenario.
Key words: play, learning and child development, early childhood education.
SUMÁRIO
1 | INTRODUÇÃO................................................................................................ | 10 |
2 | O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA................................................................................................... | 11 |
3 | A SERIEDADE DO BRINCAR....................................................................... | 14 |
4 | PROCEDIMENTO DE PESQUISA................................................................. | 16 |
5 6 | PROCEDIMENTO DE ANÁLISE.................................................................... CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................... | 17 18 |
REFERÊNCIAS.............................................................................................. | 19 |
1. INTRODUÇÃO
O brincar sempre foi visto de forma inerente e peculiar da criança e, desta forma, tido como sem valor e importância dentro do contexto escolar e no cotidiano infantil.
Contudo, com as novas teorias sobre a criança como sujeito de direitos e protagonista de sua aprendizagem, o ato de brincar ganhou um novo significado. O brincar passou a ter um papel de grande valor no aprendizado e na constituição dessa criança como sujeito e protagonista de sua história.
Porém, tem este papel valorizado não como características ligadas exclusivamente a situações “didatizadas”, mas como meio de vivências, descobertas e experimentações do mundo que as cercam, pois “é por meio da brincadeira que a criança se expressa, interage, investiga e aprende sobre o mundo e as pessoas” (CAMPOS, 2005).
Neste aspecto o brincar se torna um importante meio de comunicação, possibilitando o processo de aprendizagem, facilitando a reflexão, autonomia e criatividade. Estabelecendo, desta forma, uma linha estreita entre o jogo e a aprendizagem.
A promoção de atividades que favoreçam o envolvimento da criança em brincadeiras [...] tem nítida função pedagógica. A escola e, principalmente a educação infantil poderiam se utilizar deliberadamente desse tipo de situações para atuar no processo de desenvolvimento das crianças (OLIVEIRA, 2013,p. 69).
O brincar na educação infantil é um ato prazeroso que traz consigo muitas aprendizagens. E, assim, surge a necessidade de se conscientizar os educadores sobre a importância do brincar na educação infantil. Visto que é nesta faixa etária que a criança se desenvolve e aprende de forma significativa.
2. O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA
A brincadeira é algo tipicamente visto como sendo peculiar da criança. Porém, o conceito sobre a importância do brincar foi sendo ressignificado juntamente com a mudança do papel exercido pela criança no contexto social.
...