A Importância do Lúdico
Por: kelitakarla • 31/8/2015 • Projeto de pesquisa • 368 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
“ A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.”
A educação infantil compreende de 0 a 7 anos, neste período a criança inicia suas brincadeiras com o próprio corpo, exemplo: as mãozinhas e pezinhos são os objetivos do “brincar” para um bebê.
A brincadeira continua quando a criança começa à brincar de esconder com o rosto dos adultos, e permanece cada vez crescendo mais e significando mais, ao engatilhar ela inicia a brincadeira com objetos e passar à gostar de brinquedos com sons, que ela precise ir atrás e se locomover, adora abrir armários de panelas e o barulho delas. Mais tarde ao iniciar a marcha (estar no chão) passa a ser seu lugar preferido porque inicia sua autonomia, vai para onde quer e pegar o que lhe interessa.
Mais tarde, as brincadeiras com jogos simples de quebra cabeça, materiais amorfos e objetos para pintar e desenhar passam a ser importantes para seu aprendizado futuro.
As brincadeiras de “faz-de-conta” são fundamentais para o futuro das crianças, brincar de casinha e desempenhar os vários papéis mãe, pai, filho(a), cãozinho da família e até a funcionária da casa se houver.
Se no ambiente da criança houver estímulos dos pais para “o brincar” é melhor ainda, porque a criança se sente mais segura de si e sentindo que suas brincadeiras são levadas à sério.
Assim quando pais e educadores puderem compreender a “importância do brincar” e como influência na vida adulta, então poderemos ter crianças e adultos mais equilibrados emocionalmente.
As brincadeiras trabalham tudo nas crianças e até é tão importante quanto o trabalho para os adultos. Pode se ressaltar a coordenação motora nos brinquedos de parques brincar com areia, massa de modelar, cubos grandes e pequenos, etc...
As emoções nas brincadeiras de faz-de-conta e troca de papéis a criatividade com brinquedos amorfos ou sucatas.
As relações com outras crianças e com adultos, melhorando a socialização são aspectos importantíssimos para o desenvolvimento infantil.
Portanto, “brincadeira é coisa séria!” há até um livro com este nome que seria bom lerem.
O momento das crianças de “brincar” com outros ou só, ou mesmo com amigos imaginários, precisa ser respeitado pelos adultos para que ela cresça com equilíbrio, autonomia, e muita vontade de ser “GENTE GRANDE”.
...