TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Psicopedagogo na Escola

Por:   •  4/5/2021  •  Artigo  •  3.559 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

ISEO

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO OCIDEMNTE

CURSO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

               

IRAILDA SANTOS OLIVEIRA

                                         

                                                     

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

JEQUIÉ – BA

2019

IRAILDA SANTOS OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

Artigo apresentado ao Instituto Superior de Educação Ocidemnte como requisito para obtenção do Título de Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica

Orientador Prof. Ms Francisco Marcélio A. Leite

                                

                                

JEQUIÉ - BA

2019

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

                          Aprovado em __________/ _________________ / ___________

                                       BANCA   EXAMINADORA

Artigo apresentado ao Instituto Superior de Educação Ocidemnte como requisito para obtenção do Título de Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica

_____________________________________________________________________________

Francisco Marcélio Augusto Leite – Orientador

Professor Mestre da Pós – Graduação dos Instituto Superior de Educação Ocidemnte

_____________________________________________________________________________

Francisco Marcélio Augusto Leite – Avaliador

Professor Mestre da Pós – Graduação dos Instituto Superior de Educação Ocidemnte

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

Irailda Santos Oliveira[1] 

Francisco Marcélio Augusto Leite[2]

RESUMO

A pesquisa tem como objetivo expor a valor da Psicopedagogia em uma instituição escolar e a posição que a mesma ocupa na sociedade atual. O padrão de pesquisa seguido foi a pesquisa bibliográfica exploratória, por meio da apreciação crítica dos subsídios teóricos sobre o tema. Foi organizada, também, uma entrevista com uma profissional da área, com a intenção de comparar a pratica vivenciada da teoria aspirada. Dos saldos obtidos pode-se destacar que a psicopedagogia em uma instituição escolar, caracteriza-se por um trabalho que busca aperfeiçoar as relações de aprendizagem em seu contexto.

Palavras-chaves: Psicopedagogia. Dificuldades de Aprendizagem. Aprendizagem Significativa.

ABSTRACT

The research aims to expose the value of Psychopedagogy in a school institution and the position it occupies in the current society. The standard of research followed was the exploratory bibliographical research, through the critical appreciation of the theoretical subsidies on the subject. It was also organized an interview with a professional of the area, with the intention of comparing the lived practice of the aspirated theory. From the obtained balances it can be emphasized that the psicopedagogia in a school institution, is characterized by a work that seeks to perfect the learning relations in its context.

Key-words: Psychopedagogy. Learning difficulties. Meaningful Learning.

1 INTRODUÇÃO

Não são poucas as situações que colaboram para o fracasso escolar atualmente. Fatores estes, muito fortes e com grande impacto na vida dos estudantes. A começar pela estrutura familiar e o sistema sócio econômico que muitas vezes tiram os meios de sustento da mesma; em sequência o chão da escola, muitas vezes com falhas pedagógicas por políticas públicas não exercidas corretamente, e por fim, déficits que os próprios alunos trazem, cognitivos, psicológicos, portadores de necessidades especiais.

Por meio da organização de uma nova forma de conseguir reabilitar pessoas com dificuldades de aprendizagem e um vasto histórico de fracasso escolar, nasceu a Psicopedagogia, que se deu através da Psicologia e da Medicina na Europa, e atualmente tem seu foco em montar seu espaço de trabalho de maneira interdisciplinar ajustando as atividades para o desenvolvimento das capacidades mentais e cognitivas de indivíduos que apresentam distúrbios e/ou déficits de aprendizagem, auxiliando-os no processo de evolução. Suas ações podem ser escolar ou clínica.

A demanda que surge traz novas formas de trabalho para o profissional que se identifica com a área, mas para ser psicopedagogo, há de se ter uma formação específica. Scoz (1994) demonstra que o trabalho do Psicopedagogo só é permitido por meio de titulação de pós-graduação em nível de especialização por curso devidamente regulamentado por instituições credenciadas à instância superior, que no caso do Brasil, refere-se ao MEC.

Sua titulação deve ser promovida por meio de estudo de diversas ciências, com foco multidisciplinar. Filosoficamente, sua formação deve permitir-lhe a compreensão do conceito de homem e as questões de valores impetradas nas teorias de estudo.

Mas como todo novo campo, a Psicopedagogia trouxe consigo os mais variados questionamentos sobre seu modo de atuação e sua composição. Assim a Associação Brasileira de Psicopedagogia concebeu um documento sobre a identidade do profissional e sua atuação. O trabalho é de certa forma recente e as dúvidas sobre o proceder metodológico geralmente é muito comum, assim, o profissional encontra nesses documentos subsídios de direcionamento. Este artigo tem como objetivo fazer um perfil e tirar dúvidas acerca da Psicopedagogia Institucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com