A Importancia Do Psicopedagogo Nas Escolas
Por: marysuzin • 17/3/2023 • Artigo • 3.385 Palavras (14 Páginas) • 80 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL
MARIA DE JESUS DA SILVA SANTOS
A IMPORTANCIA DO PSICOPEDAGOGO NAS ESCOLAS
2019
MINISTRO ANDREAZZA –RO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL
MARIA DE JESUS DA SILVA SANTOS
A IMPORTANCIA DO PSICOPEDAGOGO NAS ESCOLAS
Artigo de conclusão apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinica Institucional .
Orientador: Prof.
2019
MINISTRO ANDREAZZA –RO
A IMPORTANCIA DO PSICOPEDAGOGO NAS ESCOLAS[1]
Santos, Maria Jesus[2]
RESUMO
O artigo retrata a importância do psicopedagogo na escola estando em conjunto com o docente e também com a familia para que possam ‘repensar’ novas formas de suprir as necessidades específicas de cada aluno, ou seja, de forma indissociável, requer muita observação e avaliação para conseguirem uma solução para os problemas apresentados de acordo com suas especificidades psicopedagógicas. Com essa parceria a conquista de uma aprendizagem efetiva ocorre de forma importante e enriquecedora. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. O serviço psicopedagógico busca encontrar alternativas de ação que viabilizem a esse profissional e ao professor uma constante reflexão em torno da atuação docente, a fim de que se encontrem caminhos prováveis para se chegar à finalidade proposta: a de promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
Palavras Chaves: Psicopedagogo. Docente. Familia. Aluno. Desenvolvimento.
1. INTRODUÇÃO
O artigo observa a importância da Psicopedagia no processo de aprendizagem nas escolas. No Brasil, a Psicopedagogia existe há cerca de 40 anos, despertando a atenção de educadores e outros profissionais que trabalham com processo ensino-aprendizagem.
Hoje no Brasil só poderão exercer a profissão de psicopedagogo os portadores de certificado de conclusão em curso de especialização em psicopedagogia em nível de pós-graduação, expedido por instituições devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da lei vigente - Resolução 12/83, de 06/10/83 - que forma os especialistas, no caso, os então chamados "especialistas em psicopedagogia" ou “psicopedagogos”.
Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho psicopedagógico na instituição escolar tem caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldade de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, espaço nas instituições de ensino.
O aprendizado não é adquirido somente na escola, é construído pela criança em contato com o social, junto com sua família e no mundo que o cerca. A família é o primeiro vínculo com a criança e é responsável por grande parte de sua educação, e de sua aprendizagem, e por meio desta aprendizagem ela é inserida no mundo cultural, simbólico e começa a construir seus saberes. Assim, a construção da identidade do aluno só será possivel com ajuda da familia.
Portanto, a aproximação do educando, educadores e comunidade são tão importantes no processo de aprendizagem, sendo assim o psicopedagogo um profissional indispensavel na busca pelo equilibrio desse individuo no meio que vive.
2. O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA
O Objetivo do trabalho da Psicopedagógica na escola é desenvolver ações de apoio contribuindo para a melhoria do processo de ensino e da qualidade de aprendizagem. Avaliar, orientar, atender e investigar problemas emergentes nos processos de aprendizagem; Esclarecer os obstáculos que possam estar interferindo na efetivação de uma boa aprendizagem, considerando a própria satisfação pessoal do aluno; Favorecer o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados; Realizar avaliação psicopedagógica, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem, visando o esclarecimento e a orientação.
Como pode-se analisar em BESSA,1994:
Cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação. Já que no caráter assistencial, o psicopedagogo participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, fazendo com que os professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem da criança ou, da própria ensinagem. (BOSSA, 1994, p 23).
...