A Importância Da Participação Da Família Na Escola
Por: 84120533204 • 26/6/2024 • Projeto de pesquisa • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 66 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos que abordam e levam a uma reflexão necessária sobre a importância da participação da família na escola para apresentação de pesquisa da disciplina Prática Interdisciplinar: Escola e Sociedade. Como objetivo específico buscou-se analisar a importância da família na educação dos filhos, verificarem como a família e os professores podem contribuir na aprendizagem dos discentes, analisarem o rendimento escolar dos alunos cuja família não é participativa na escola e levantar o porquê de alguns pais não acompanhar os estudos de seus filhos na escola. Para a realização desse trabalho, foi utilizado pesquisas. Constatou-se que muitos pais não estão participando da vida escolar dos filhos e que poucos vão a eventos que a escola proporciona. As pesquisas bibliográficas afirmaram que a não participação da família tem afetado o desempenho escolar de vários alunos, pois os mesmos precisam do auxílio da família no processo educativo e muitas vezes não recebem a devida atenção. O encaminhamento de pesquisa esta fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais e Sociais. Refere-se à pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Elementos fundamentais para a compreensão do contexto escola e família.
Palavras-chave: Família. Participação. Escola.
1. INTRODUÇÃO
No decorrer do trabalho abordaremos necessidade da participação da família na escola para um melhor rendimento no processo de ensino aprendizagem. O que observa é que escola e família apresentam dificuldade em caminhar juntas no intuito de ofertar um ensino de qualidade efetivo, acarretando sérios problemas na formação acadêmica do aluno. Para entender o conceito de família. podemos definir “como neste sentido, compreende-se que o primeiro agente de educação do indivíduo e tem o papel de construir vínculos afetivos e de confiança [...]’’(SOARES, 2000 p.63). Poucas famílias procuram a escola para tratar de assuntos referentes à educação de seus filhos. Por outro lado a escola também apresenta sua falha quando não desenvolve uma maneira de fazer a família ter uma reflexão da sua importância no processo de aquisição de conhecimento do mesmo.
A escola e família são componentes essenciais na construção do desenvolvimento do aluno, compreendendo este fato, a escola necessita buscar os motivos que as levam a se distanciarem tanto. Diante disso Paro (2007, p. 48) afirma que, “a precariedade dos recursos e dos espaços para o estudo no interior dos lares não deixa de ser uma realidade que dificulta o trabalho estudantil das crianças e jovens [...]” Apesar de vários fatores que impedem a escola de ter um melhor desempenho na vida do discente devemos criar meios para que família perceba a importância que ela representa na criação do desenvolvimento e que, sem ela dificilmente a escola conseguirá contribuir totalmente na formação, considerando todas as áreas de sua vida. A elaboração do trabalho esta fundamentada na perspectiva do estudo cultural e social.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Muito se discute sobre a necessidade de dialogo entre a escola e a família, assim nos deparamos com uma situação que vem persistindo há décadas e nos faz questiona suas posições entre a educação, saúde, fé, solidariedade e a família, sendo o papel desta última o grande questionamento na sociedade atual muito comum hoje em dia, que e a transferência de responsabilidade.
Como tem sido a estruturação familiar hoje em dia? Qual o papel da família na formação do individuo? Que educação de base as crianças deste século estão tendo em casa. Segundo Ackerman (1986, p. 17), “nesse longo tempo em que estamos, tem mudado muito o conceito de vida familiar e isso tem abalado os padrões estabelecidos de Indivíduo, Família e Sociedade. [...]
Pensando nisso, e preciso focar em estratégias para aproximar pais ou responsáveis para participar ativamente da vida escolar através de conselhos de classe, associação de pais e mestres, muitos outros projetos, eventos, festas e atividades em que os pais podem estar inseridos. Para Freitas (1994, p.56), acompanhar tarefas e trabalhos escolares, verificar se o filho fez as atividades solicitadas pelo docente, estabelecer horário de estudo, informar- se sobre matérias e provas.
E claro que não nos resta duvida da importância da família no cotidiano escolar como fazer isso, organização e planejamento são esforços necessários que trarão benefícios futuro esta afirmação e praticamente consensual no campo educacional, e não faltam evidencias para confirmá-la, segundo Di Santo (2006), em seu artigo Família e Escola: uma relação de ajuda relata que atualmente, a família tem passado para a escola a responsabilidade de instruir e educar seus filhos inserindo-os na sociedade.
O envolvimento dos pais no ambiente escolar proporciona segurança aos alunos, que se sentem acolhidos, encorajados e responsáveis por seus atos, que são observados valorizados de perto. Sabemos porem, que a rotina as longas jornadas de trabalho podem comprometer a presença e a atuação dos pais na rotina dos filhos.
A família não é o único canal pelo qual se pode tratar a questão da socialização, mas é, sem dúvida, um âmbito privilegiado, uma vez que este tende a ser o primeiro grupo responsável pela tarefa socialização. A família constitui uma das mediações entre o homem e a sociedade. Sob este prisma, a família não só interioriza aspectos ideológicos dominantes na sociedade, como projeta, ainda, em outros grupos os modelos de relação criados e recriados dentro do próprio grupo. (CARVALHO, 2006).
E claro que não nos resta duvida da importância da família no cotidiano escolar como fazer isso, organização e planejamento são esforços necessários que trarão benefícios futuros. Pois na LDB (2004, p.27) afirma que;
Art.2º. A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Quando pais e escola trabalham juntos os resultados têm um impacto positivo no desenvolvimento da criança e na sua aprendizagem.
...