A Importância Das Atividades Lúdicas Para O Trabalho Do Psicopedagogo
Por: deia37 • 5/4/2023 • Artigo • 3.538 Palavras (15 Páginas) • 65 Visualizações
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI
ROSEMEIRE PEDRO ALONSO
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO
SÃO CARLOS
2022
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI
ROSEMEIRE PEDRO ALONSO
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL
SÃO CARLOS
2022
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO
[1]Rosemeire Pedro Alonso
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).
RESUMO: O estudo pretende mostrar a colaboração de alguns autores sobre a ludicidade enfatizando como os jogos, brinquedos e brincadeiras colaboram durante o processo de desenvolvimento infantil. Por esse motivo e por ser próprio da criança, as atividades lúdicas tem bastante influência no trabalho de intervenção psicopedagógica juntamente às crianças com dificuldade de aprendizagem. A escolha por esse tema se originou durante o Estágio Supervisionado Institucional. Assim, através desse estudo pretende-se que mostrar que os jogos e brincadeiras podem colaborar para o processo de desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada é um levantamento teórico. Espera-se por meio desse estudo contribuir para o contexto psicopedagógico e para os futuros psicopedagogos.
Palavras-chave: Importância. Atividades lúdicas; Psicopedagogia.
- INTRODUÇÃO
A brincadeira para todas as crianças se torna uma ação muito séria. Todas as crianças deveriam ter o direito de brincar, pois o ato de brincar colabora para que ocorra a socialização das mesmas, dando-lhes ferramentas de participação em práticas coletivas, além de atuar de maneira positiva no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de aptidões, adquirindo novos conhecimentos. Vygotsky (1998) enfatiza muito bem esse processo ao relatar que as mudanças infantis de um estágio de desenvolvimento ao outro irá depender das necessidades que as crianças apresentarem e os incentivos para colocá-la em prática, lembrando que a criança tem satisfação de muitas necessidades no brinquedo e no ato de brincar.
As brincadeiras são fermentas de incentivos ao desenvolvimento global da criança com deficiência intelectual. Brincando, onde a mesma tem a chance de desenvolver suas atividades psico-sociais, vivenciar novas adversidades, conhecer o mundo a sua volta de forma natural e com espontaneidade. Vygotsky (1998) relata que o momento da brincadeira colabora para que a criança de desenvolva e se comunique com os demais e consigo mesma. Partindo dessa hipótese levanta-se a problemática do estudo: Como os jogos e as brincadeiras podem ajudar durante as intervenções psicopedagógicas?
O desenvolvimento humano se dá desde seu nascimento até a morte, ocorrendo em um processo dinâmico que começa diante o conhecimento de si mesmo, e conhecimento do outro. Assim, entendemos que o lúdico é um aliado fundamental no processo de desenvolvimento da criança.
O lúdico se torna significativo para a criança, principalmente para àquelas que possuem dificuldades de aprendizagem, dessa forma as atividades lúdicas vem de encontro para essas crianças conhecerem, entenderem e edificarem seus conhecimentos tornando-se cidadão desse mundo, sendo capaz de exercer cidadania com excelência e conhecimento.
- DESENVOLVIMENTO
- CONCEITUANDO LÚDICO E INFÂNCIA
De acordo com o dicionário online de língua portuguesa, lúdico é tudo que faz referência a jogos ou brincadeiras, que tem o divertimento acima de qualquer propósito, na psicanálise refere-se à manifestação artística ou erótica que aparece na idade infantil e acentua-se na adolescência em forma de jogos.
As habilidades lúdicas se relacionam diretamente as histórias antepassadas. Pois, a mesma é um estado de espírito e um saber que vai se instaurando paulatinamente na maneira de ser dos sujeitos, dependendo da meneira como o sujeito se comporta.
Piaget (1971) revela que o desenvolvimento infantil se dá por meio da ludicidade, a mesma necessita brincar para crescer, quer dizer, no momento da brincadeira, aprende, criando vínculos do mundo imaginário com o mundo real.
Se faz necessário ressaltar que a ludicidade oportuniza um desenrolar das atividades de maneira prazerosa, em harmonia, onde o brinquedo é o objeto central da brincadeira, que envolve afeto, operações mentais e convívio social, proporcionando maior entendimento da realidade.
Quando se insere o lúdico no contexto escolar do aluno torna-se uma maneira eficaz de passear pelo mundo infantil para lhe mostrar o universo dos adultos.
Por meio de atividades lúdicas dentro do contexto escolar, pode-se “auxiliar a criança a ir para dentro de si própria.
Luckesi (2000, p. 52) afirma que:
O lúdico é um fazer da humanidade mais amplo, que se relaciona não apenas à presença das brincadeiras ou jogos, mas também a um sentimento, atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de plenitude que acompanha as coisas significativas e verdadeiras. (LUCKESI, 2000).
...