A Importância da Arte para a Educação
Por: Bárbara Vaz • 10/2/2021 • Trabalho acadêmico • 768 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
A importância da Arte para a Educação
O indivíduo já manifestava seu interesse pela arte desde os primórdios, através de desenhos rupestres nas cavernas que habitavam, nas vestimentas que criavam, e até em ferramentas e outros artefatos que usavam. No entanto, o surgimento da arte nessa época se dá devido às necessidades desse indivíduo, ficando a estética para segundo plano. Com o passar dos tempos, o indivíduo foi tendo necessidade de expressar seus sentimentos, nesse momento à arte passa a ter outro status, retratando o belo, bem como, a identidade cultural dos povos. (IAVELBERG, 2003)
É nesse sentido que a arte favorece um desenvolvimento integral do indivíduo. Além disso, arte também é cultura. Através da arte o indivíduo se expressa e demonstra sua visão de mundo a partir de suas vivências e princípios. Conhecer a arte produzida em sua própria cultura admite ao indivíduo perceber-se historicamente e se conhecer. Nesse cenário, é possível o indivíduo interferir no amanhã, a partir de suas percepções, transformando a sociedade em que vive. Por meio da Arte é possível situar a história, entender o que acontecia em um determinado período, é possível trabalhar várias temáticas relativas aos componentes curriculares da educação básica e renovar aspectos da vida. A arte demanda em empregar competências cognitivas, sociais e etc. (IAVELBERG, 2003)
A arte permite encontrar o belo em qualquer lugar que seja. O que é considerado belo pela maioria das pessoas é, na verdade, uma repetição de padrões, muitos deles arbitrários. O belo pode estar em qualquer coisa; na singularidade ou no que é considerado fora do padrão estético. Com o aluno tendo consciência disso, ele se torna mais inclusivo no sentido de aceitar o que é diferente, se abrindo à diversidade. (IAVELBERG, 2003)
A importância da arte para a educação, também está atrelada ao simbólico, no sentido representativo da imaginação através de linguagens diferenciadas, como a música, a literatura, o teatro, a arquitetura, a pintura, a escultura, entre outras. Daí a importância do ensino da arte e suas linguagens na escola, uma vez que a arte possui papel relevante no desenvolvimento cognitivo dos alunos, ampliando suas probabilidades de apreensão do mundo, contribuindo também na compreensão dos demais conteúdos. A Arte é um exercício de criatividade, e acaba forçando o aluno a pensar além, descobrir saídas na tentativa de resolver seus problemas, além de prepara-los para enfrentar a vida e seus desafios. (IAVELBERG, 2006)
Pelo exposto até o momento fica evidente da importância da arte para a educação, e é por isso que se torna imprescindível realizarmos uma revisão crítica sobre os avanços do ensino da arte na escola. Sob esse aspecto, nós educadores obtivemos um avanço com a inclusão das linguagens de artes visuais, dança, teatro e música, como obrigatórias nas escolas, conforme a Base Nacional Comum Curricular homologada pelo MEC em dezembro de 2017. Embora a Lei nº 13.278/2016 já tivesse incluído a música no ensino de arte, não havia obrigatoriedade. Acredito que ainda será necessário preparo por parte dos professores, mas sem dúvida é uma evolução para os profissionais de Arte e Educação. (BNCC, 2017; LEI 13278, 2016)
...