TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Leitura nas Séries Iniciais

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 2

                             A Importância da Leitura nas Séries Iniciais

“Ninguém nasce sabendo ler, aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida [...]. ” (LAJOLO, 2005, p.07).

Neste trabalho, venho demonstrar a importância de ler desde as séries iniciais. O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento intelectual e também o caminho mais curto para adquirir novas experiências, pois leva a criança ao conhecimento científico e uma percepção do mundo atual.

A leitura iniciada a partir das séries iniciais além de influenciar no aprendizado, abre caminho para novas descobertas das crianças aprimorando seu vocabulário e ajudando na construção textual, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar a criança um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos.

É na leitura diária que podemos permitir um mundo de fantasia imaginária, assim podemos deixar levar a uma reflexão crítica que promoverá um debate de ideias.

O ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras deve levar o indivíduo à leitura de mundo, do contexto cultural onde a criança vive possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico. Sabemos, que a leitura é uma condição prévia para a escrita, sendo assim levando bons leitores á bons escritores.

[...] Especialistas acreditam que, para alguém se interessar por livros na vida adulta, é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja: estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor. ‘Manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita’. (PRIOLLI; SALLES, 2008, p. 10-12), afirma Fraulein Vidigal de Paula, doutora em Psicologia Escolar.

Referências Bibliográficas:

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. São Paulo: Ática, 2005. 109p.

http://acervo.novaescola.org.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/fraldas-livros-423723.shtml, acessado em 14/11/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com