A Importância do Estágio na Formação Docente
Por: Karen Beatriz Almeida Caraciolo • 12/6/2022 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
Atividade Reflexiva I: “A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil”.
Muito se indaga, ao iniciar o curso de Pedagogia, como se dá a relação entre teoria e prática. Muitas vezes essa relação se mostra um tanto utópica, considerando que por muitas vezes tratamos a teoria como verdade absoluta, ao pensarmos no exercício da docência. Através da disciplina de Estágio Supervisionado (prática) e juntamente com a disciplina de Prática Docente na Educação Infantil (teoria), essa dualidade entre teoria x prática se torna menos turva para os futuros professores.
É importante salientar que é papel do professor fazer uso de toda a teoria de modo aplicável na prática, ou seja, a prática docente não deve acontecer sendo simplesmente replicada a partir de modelos pré-estabelecidos, mas sim analisada e aplicada sempre considerando os diferentes perfis de alunos, suas fases de desenvolvimento e individualidades.
É neste contexto que trazemos a grande importância da realização do Estágio Supervisionado, prática esta bastante significativa e esclarecedora na formação inicial de docentes de Educação Infantil. O ato de observar a criança e as relações desenvolvidas por elas durante práticas do ambiente escolar – brincadeiras e jogos, negociação entre pares, intervenção do professor, práticas e propostas educativas, etc. – podem ser analisados de modo mais palpável pelo futuro docente, uma vez que acontecem em ambiente natural e real.
A importância da realização do Estágio Supervisionado, como instrumento de observação, não é uma discussão atual, ao que Mantovani e Perani (1999) reiteram que
para o educador, aprender a observar a criança, identificar suas modalidades comunicativas mais elementares, instaurar um relacionamento comunicativo específico com ela seja as bases da preparação pedagógica. Uma vez que o adulto entende isto e continua aprendê-lo pela observação, quase sempre ele descobrirá qual é o jogo ou o material mais adequado para uma determinada criança ou para um determinado grupo em um determinado momento, o que dar à criança, o que dizer a ela, como organizar ou intervir. Quando o adulto aprende a ver a criança, sabendo que ela é um ser ativo, conseguirá mais facilmente notar como ela se relaciona com o espaço, com os objetos, com os outros, vai se dar conta de como acontece a interação com o grupo (MANTOVANI; PERANI, 1999, p. 93).
É importante que este futuro docente, após a experiência desta observação perceba a relevância e importância da formação continuada. Investir em pesquisas e estudos, como meio de se tornar um docente crítico e ativo, terá grande impacto na formação e desenvolvimento das crianças. De acordo com Lanter (1999), “A questão da formação dos professores representa para a educação infantil, [...], questão fundamental para o reconhecimento desse segmento como instância educativa e também para sua qualidade”
Sendo assim, podemos concluir que todo o processo de observação traz ao futuro professor ferramentas - até então teóricas - aplicáveis na prática. Ademais, através de tais observações, também será possível pensar no desenvolvimento da identidade deste futuro docente e o impacto direto dentro das práticas pedagógicas desenvolvidas.
...