A Importância do Estágio na Formação Docente e a Sua Contribuição Para a Construção
Por: tay333333333333 • 18/11/2020 • Dissertação • 585 Palavras (3 Páginas) • 1.353 Visualizações
A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.
Um dos principais objetivos do estágio supervisionado de educação infantil é possibilitar que os universitários reconheçam e vivenciem a experiência de se tornar professor, aplicando seus conhecimentos acadêmicos na prática profissional, um momento gratificante, pois nessa etapa da formação existe a oportunidade de interação entre o saber teórico e a prática.
O estágio supervisionado é o primeiro contato do aluno com a prática. Ele tem por objetivo o exercício da teoria apreendida no curso, bem como gerar uma reflexão crítica da relação teoria/prática.
Segundo a Lei de Estágios, n° 11.788/2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Para o pleno desenvolvimento da criança na instituição é necessário o acompanhamento e orientação do profissional docente, e que ele possua uma formação qualificada. Contudo, é fundamental que o aluno construa na formação acadêmica conhecimentos teóricos e saiba colocá-los em prática nas diversas situações.
Os estágios supervisionados são muito importantes para a obtenção da prática profissional, pois é neste período o aluno pode colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação. Além disso, os alunos aprendem a resolver problemas e passam a compreender a importância do educador na formação pessoal e profissional das crianças. A educação é responsável pela transformação e desenvolvimento social, por isso a necessidade e importância do futuro professor ter consciência de estar abraçando algo que vai exigir dele uma entrega de corpo e alma. E neste contexto, o professor necessita ter sede de ensinar e esta realidade se efetivará se o aluno buscar um comprometimento com sua prática.
Conforme Cury (2003, p.55) “educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”. Para isso é imprescindível o desenvolvimento do estágio com consciência, porque só assim o futuro professor terá a clareza do que ele enfrentará a cada dia, sendo o melhor e fazendo o melhor, é disso que necessitamos, é disso que a sociedade precisa, é isso que os pais anseiam para seus filhos, é isso que o futuro espera de nós educadores.
Portanto, concluímos que esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição de um profissional na área da educação infantil, complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma verdadeira atuação nessa área. Dessa forma o aluno sairia dessa ação burocrática de observar e redigir relatórios com críticas às atuações do profissional e colocaria em prática, observando a realidade, a teoria.
Diante disso, ao passar por situações de aprendizagem no campo do Estágio Supervisionado, o acadêmico estará enriquecendo seu futuro desenvolvimento profissional e terá a oportunidade de reafirmar a escolha da área de atuação profissional pretendida, bem como aprendendo nas diversas situações vivenciadas. As experiências pelas quais os acadêmicos passam, com certeza, auxiliarão no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
...