A Importância do reforço escolar
Por: Lizandra Rodrigues • 28/2/2018 • Trabalho acadêmico • 5.707 Palavras (23 Páginas) • 1.159 Visualizações
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
LIZANDRA Maria Rodrigues Braga
[pic 1]
A IMPORTÂNCIA DO ReFORÇO ESCOLAR
Anos iniciais do Ensino Fundamental
[pic 2]
A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO ESCOLAR
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagoga.
Orientador: Prof. Diego Barboza Prestes, Lilian Gavioli de Jesus e Natalia Gomes dos Santos.
Seabra
2017
BRAGA, Lizandra Maria Rodrigues. A Importância do Reforço Escolar: Anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. 20 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Seabra, 2017.
RESUMO
Muitas vezes visto como um mero complemento, o reforço é muito mais do que isso: é uma etapa fundamental no aprendizado de todo estudante. Todavia, principalmente para aqueles que não conseguem acompanhar o ritmo de uma turma na apropriação dos conteúdos, ficando para trás em relação aos seus colegas e com um desempenho abaixo do apresentado por eles.
Quando isso acontece, por mais eficiente que seja a didática de um professor ou o seu empenho em sala de aula para que todos aprendam da mesma forma, é somente com atenção individual e planos de estudo específicos que esse aluno será capaz de se equiparar à turma. Para isso, o reforço pode ser providenciado pelos pais, ao contratarem professores particulares; ou pelas escolas, que também podem providenciar aulas extras voltadas para grupos menores.
Palavras-chave: Reforço. Aprendizado. Didática. Professor. Estudante.
SUMÁRIO
1 Introdução....................................................................................................4
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................5
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................16
3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................16
3.2 Justificativa................................................................................................16
3.3 Problematização........................................................................................16
3.4 Objetivos....................................................................................................17
3.5 Conteúdos.................................................................................................17
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................17
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................18
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................18
3.9 Avaliação....................................................................................................18
4 Considerações Finais...................................................................................19
5 Referências..................................................................................................20
INTRODUÇÃO
Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro.
É fundamental mudar a postura e transformar os erros e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.
O acompanhamento do professor junto aos alunos deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia. O professor deve tornar-se um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas.
O trabalho de reforço, em de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.
Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a auto-estima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles.
Ao realizar o presente projeto, acredito que posso contribuir de forma significativa para a superação das referidas lacunas na aprendizagem, sabendo que, dominar a leitura, a escrita e os cálculos são prioritários para o sucesso dos estudantes em todas as áreas do conhecimento.
Revisão Bibliográfica
. O aprender a ler e escrever, na sociedade contemporânea tem um valor muito maior do que apenas “ser alfabetizado”. Parte-se da hipótese de que, ao fazer uso da leitura e da escrita, o indivíduo transforma-se social, cultural, cognitiva e linguisticamente.
“Em outras palavras: do ponto de vista individual, o aprender a ler e escrever – alfabetizar-se, deixar de ser analfabeto, tornar-se alfabetizado, adquirir a ‘tecnologia’ do ler e escrever e envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita – tem consequências sobre o indivíduo, e altera seu estado ou condição em aspectos sociais, psíquicos, culturais, políticos, cognitivos, linguísticos e até mesmo econômicos; do ponto de vista social, a introdução da escrita em um grupo até então ágrafo tem sobre esse grupo efeitos de natureza social, cultural, política, econômica, linguística.” (SOARES, 2001, p. 17)
...