A Inclusão do surdo no Brasil
Por: Maria Isabel Lima Luca • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.354 Palavras (6 Páginas) • 292 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
NOME | Maria Isabel de Lima Luca |
RA | 2546452311 |
Atividade Colaborativa: Inclusão do surdo no Brasil
Anhanguera Educacional
2014-11-16
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa: Inclusão do surdo no Brasil
Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Viviane Miriam Cardoso cruz).
Anhanguera Educacional
2014-11-16
Introdução
Este texto tem como tema a Inclusão de Crianças surda no Brasil e em sala de aula. Temas questionadores e atuais com relação à Deficiência auditiva. Através deste poderão ser sanadas dúvidas com relação à surdez em si, porém será dada maior ênfase à questão envolvida nos aspectos educacionais das pessoas com essa deficiência.
Serão expostas formas de minimizar as dificuldades encontradas pelos professores ao lidar com alunos portadores de Necessidades Especiais e também sugestões de como identificar, nesse caso, a deficiência auditiva.
Simplesmente falar sobre educação inclusiva é muito fácil, em um contexto que mostra inúmeras diferenças em vários aspectos, sabe-se que os professores e a sociedade em geral não estão realmente preparados para receber essas pessoas em seu ambiente profissional, educacional e até mesmo social.
Pela Lei Pela Constituição embasada na Lei de diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, onde todas as pessoas "especiais" ou não, tem o direito a uma educação de qualidade garantida pelo Governo.
Desenvolvimento
- Contextualização da condição das pessoas surdas na sociedade atual, realizando uma comparação entre o passado e o presente e indicando a importância da língua de sinais para a comunidade surda.
- Indicação e Descrição de, pelo menos, 3 conquistas alcançadas pela comunidade surda e 3 obstáculos que ainda precisam ser superados. Associar pelo menos 2 exemplos aos artigos indicados no Passo 1.
- Proposta de criação de pelo menos uma ação, meta ou recurso (seja tecnológico, educacional, político, etc.) para a acessibilidade da comunidade surda à sociedade.
Partindo do estudo realizado temos que saber primeiramente quem é ou como são?
Respondendo este questionamento, nosso grupo resolveu estudar este tema de grande problemática na atualidade do ensino aprendizagem.
Segundo dicionário Aurélio surdez é a falta de capacidade de ouvir sons. Ela pode ser definida por três pontos de vista: Ponto de vista medica ponto de vista educacional e ponto de vista cultural.
No ponto vista medico: Os médicos explicam em duas categorias, dois níveis o ligeiro ao profundo. Também é classificado como deficiência auditiva ou hipoacúsia. Os tipos de surdez quanto ao grau de perda auditiva leve (não tem efeito significativo no desenvolvimento desde que não progrida, geralmente não precisa usar aparelho auditivo).
Perda auditiva moderada pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não chega a impedir que o indivíduo fale.
Perda auditiva severa: interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o uso de aparelho auditivo poderá receber informações utilizando a audição para o desenvolvimento da fala e linguagem.
Nos dias atuais a surdez esta sendo levada a sério pela educação e pela ciência, pois antigamente a historia dos surdos no mundo, sempre travou diversas batalhas os registros sobre sua historia inicia na Idade media, onde cada povo tratava seu surdo de uma maneira diferenciada:
Egito: eram adorados como deuses e respeitados pelos faraós.
China: eram laçados ao mar.
Grécia era considerada incompetente e não recebiam educação.
Roma: os romanos os tratavam iguais aos gregos os baniam do convívio da sociedade.
O tratamento aos surdos começou a mudar no final da Idade media e inicio da Idade moderna com a ajuda de John Berverley que ensinou um surdo a se comunicar, logo em seguida a sociedade passa a distinguir surdez de mudez.
Nesse período algumas pessoas foram muito importantes no processo de mudança no tratamento dos surdos como: Juan Pablo Bonet estudioso e educador que escreveu sobre as maneiras de ensinar os surdos a ler e falar.
John Bulwer médico acreditava na língua gestual tinha de ser destaque na comunicação dos surdos.
John Wallis educador e estudioso da surdez.
Charles Michel de Lépee no inicio ensinava por motivos religiosos, em seguida passou a usar a linguagem gestual, foi criador da primeira escola de surdos no mundo.
Como vimos esta problemática vem passando por varias transformações ao longo dos tempos e a educação é um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade democrática, desenvolvida e socialmente justa, tornando a inclusão um grande passo em sociedade.
Na atualidade Pela Lei Pela Constituição embasada na Lei de diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, onde todas as pessoas "especiais" ou não, tem o direito a uma educação de qualidade garantida pelo Governo.
A obrigatoriedade de matrícula dos alunos que apresentam necessidades especiais em classes comuns regulares possibilitou o direito ao acesso à escola, antes negados por vários obstáculos, o despreparo dos educadores era uma delas.
“A igualdade diz respeito" aos direitos humanos e não às características das pessoas, como seres que sentem, pensam, e apresentam necessidades diferenciadas e que, por direitos a cidadania, deve ser compreendida, valorizada e atendida segundo sua exigência biopsicossocial individual”.
...