A Influência do Conforto Ambiental no Processo de Aprendizagem Escolar
Por: Liana851 • 24/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 3.632 Palavras (15 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
PEDAGOGIA NOTURNO
A influência do conforto ambiental no processo de aprendizagem escolar
Ana Julia Silva Soares 11911PED203
Juliana Ferreira Brito Fernandes 12011PED204
Laisla Carolina Nunes Tavares 11911PED232
Uberlândia
2021
OBJETIVOS
O portfólio em questão está sendo feito como forma de obtenção de nota na matéria de Metodologia do Ensino de História e Geografia, cursada no segundo ano do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho traz um resumo do contexto histórico da função escolar e de sua organização estrutural no Brasil e de como essas estruturas foram sendo naturalizadas no ambiente escolar. O objetivo desse trabalho é abordar como as estruturas físicas de uma escola podem influenciar no aprendizado dos alunos, bem como aprofundar as discussões sobre a importância do conforto ambiental dentro das instituições escolares. A pesquisa se caracterizou de modo qualitativa por meio de dados bibliográficos como textos, livros, e pesquisas em artigos disponibilizados pela professora Dra. Iara Guimarães e também por pesquisas em artigos e documentos na internet.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
2.1 A FUNÇÃO ESCOLA E SUA FINALIDADE
2.2 COMO FUNCIONA A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E SEUS ASPECTOS
2.3 O CONFORTO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NO APRENDIZADO
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Todo espaço com uma estrutura física é constituído de uma intenção. Desenhado e projetado sob uma perspectiva social, cultural, histórica que irá absorver do tempo e do lugar, porém o mais importante, irá transmitir um desejo, uma intenção.
O ser humano em suas memórias, sejam novas ou antigas através de suas experiências empíricas tende sempre a se lembrar mais de coisas, de lugares, de pessoas do que de sentimentos ou emoções. No entanto particularmente a arquitetura aparece com certa relevância em nossas lembranças, seja a igreja na paróquia, o hospital que muitas vezes odiávamos ir quando crianças e da escola que durante muitos anos frequentamos.
Segundo Almeida (2009) é preciso reconhecer que a arquitetura escolar ainda é um objeto de investigação pouco debatido e sistematizado e que são muito importantes na análise da relação do ensino-aprendizagem com o meio em que é recebido.
Por sua vez a criança possui o direito constituído democraticamente da interação com brincadeiras, cultura e a natureza dentro de ambientes projetados com uma arquitetura escolar que propicie tal interação. E que se faz necessário um desemparedamento dessa pedagogia que outrora tornou-se tão institucionalizada pelos aparelhos do estado.
De fato, a partir dessas reflexões problematizamos como estrutura física do espaço escolar juntamente com o conforto que esse ambiente traz exerce uma influência na aprendizagem de jovens e crianças. Dentro desses aspectos vamos tentar apontar a importância de se estudar esse tema na atualidade bem como identificar e apontar possíveis soluções ou direcionamentos sobre o impacto dessa relação do espaço escolar com a aprendizagem na educação. Para Freire:
“O espaço é retrato da relação pedagógica. Nele é que o nosso conviver vai sendo registrado, marcando nossas descobertas, nosso crescimento, nossas dúvidas. O espaço é retrato da relação pedagógica porque registra, concretamente, através de sua arrumação (dos móveis...) e organização (dos materiais...) a nossa maneira de viver esta relação”. (FREIRE, 1994, p.96)[1]
- DESENVOLVIMENTO
- A função da escola e sua finalidade
Para pensar sobre a função da escola e sua finalidade é preciso saber seu contexto de criação, a escola pública, gratuita e obrigatória foi estabelecida por Romanones, designada a classes populares. Visando ser um espaço de socialização foi criada para cumprir a regulamentação que proibia que crianças trabalhassem antes dos 10 anos. Uma vez que nem sempre se pensou a criança como um ser social, mudança esta que suscitou a reflexão sobre a organização do espaço escolar na Educação Infantil precisando este estar a serviço do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
A escola atual é vista como um local de enclausuramento e confinamento das crianças uma vez que é vista como um lugar de isolamento da vida cotidiana, sendo obrigatória a frequência de todos. A instituição passou a ser destinado lugar de conhecimento, local onde geralmente o conhecimento advindo de experiências da vida na pratica é desconsiderado, logo um lugar de separação e preparação para a vida, no qual se exerce o controle moral e o individualismo psicológico, vindo a conviver ali boa parte da infância e juventude, e somente com êxito pré estabelecido pela instituição se consegue sair/ser considerado apto para viver no âmbito social.
...