A Introdução a Educação a Distância
Por: Juliana Vasconcelos • 5/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.433 Palavras (10 Páginas) • 104 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂCIA
DISCIPLINA: Metodologia do Trabalho Científico
PROFESSORA: Dra. Márcia Cristiane Ferreira Mendes
ALUNO (A): Juliana Vasconcelos dos Santos
POLO: Sobral
PORTFÓLIO I
- Conceito de Ciência e Conhecimento
O conhecimento é algo inerente ao homem devido a sua natureza curiosa, ou seja, o conhecimento é adquirido desde o nosso nascimento através das interações, experiências, valores, crenças, aprendizagens e relações sociais e culturais que temos com outros indivíduos dentro do meio em que estamos inseridos. Já a ciência pode ser entendida como organizadora desse conhecimento adquirido e construído, pois ela sistematiza o conhecimento buscando desenvolver e transformar a sociedade e atua como um modo de explicar a realidade, baseando-se em experimentação, observação e análise.
- Os tipos de conhecimento
Historicamente, os seres humanos construíram diversos sistemas de conhecimento para explicar a realidade ao qual estavam inseridos. As formas como esse conhecimento é organizado, adquirido e transmitido se distinguem entre si. Levando em consideração as particularidades de cada conhecimento, podemos perceber que ele está dividido em quatro tipos: conhecimento empírico, conhecimento filosófico, conhecimento teológico e o conhecimento científico.
O conhecimento empírico, também chamado de senso comum, é pautado na relação do homem com o ambiente que o rodeia, ou seja, é um conhecimento vulgar que é adquirido através das interações e das experiências vivenciadas, além de ser baseado nas tradições e ser repassado de pessoa para pessoa. Por ser adquirido por deduções e observações simples, logo é suscetível a erros, e justamente por ser oriundo da generalização de eventos ou interpretações particulares, sendo um saber básico e superficial das coisas, não necessita de provas, demonstrações, legitimação ou comprovação científica.
Já o conhecimento filosófico se refere as reflexões e especulações que o homem faz sobre todas as questões imateriais e subjetivas, e é a partir disso que são construídos ideias, conceitos e ideologias na busca em explicar os assuntos relacionados ao mundo e a própria natureza humana. O conhecimento filosófico é baseado na racionalidade, todavia, assim como o conhecimento empírico, não necessita de comprovação científica porque o que valida esse conhecimento é a argumentação com base nas reflexões realizadas. Levando isso em consideração, podemos dizer que a atividade filosófica é um meio termo entre o conhecimento empírico e o científico, que como este, o conhecimento filosófico é baseado na razão e na lógica, porém seu objeto de análise não consiste em coisas materiais.
Outro tipo de conhecimento considerado válido é o conhecimento teológico, também conhecido como conhecimento religioso, justamente por ter como base a religião para explicar o universo em sua formação e totalidade. Possui embasamento na fé e nas crenças religiosas oriundas das escrituras sagradas e nas revelações divinas. A particularidade desse tipo de conhecimento está nos dogmas (verdades não-demonstráveis e indubitáveis), que se dividem entre o que é profano e observável e o que é divino e misterioso, sendo que essas “verdades absolutas” não precisam de comprovação científica.
Por último, temos o conhecimento científico, que se difere dos demais por apresentar o método, que valida esse conhecimento enquanto responsável por impedir e reduzir ao máximo as possibilidades de qualquer erro ou ambiguidade. Porém, ainda assim o conhecimento científico pode ser considerado falível, ainda que aproximadamente exato, por não ser definitivo, absoluto ou final, justamente porque novas técnicas e proposições podem reformular ou corrigir uma teoria já existente.
Esse tipo de conhecimento é baseado na lógica e no pensamento crítico e analítico, e a sua característica fundamental é a verificabilidade, onde o objeto analisado, este deve ser bem definido, passa por uma série de experimentações e análises que atestam ou refutam determinadas teorias. Além disso, o conhecimento científico é considerado real (lida com fatos); contingente (através da experiência que são atestados como verdades ou não) e sistemático (as ideias são organizadas sistematicamente de forma a não serem desconexas ou dispersas).
- A relevância das tecnologias para a ciência
Nas últimas décadas a produção de conhecimento teve um grande avanço, e atrelado a isso a tecnologia também se desenvolveu cada vez mais no contexto social das mudanças tecnológicas e científicas atualmente. Levando em consideração que a ciência e a tecnologia são as duas maiores potências para o desenvolvimento global, para a sociedade e para os indivíduos, podemos estabelecer uma relação de interesse entre elas: ambas utilizam os avanços uma da outra para chegar a seus objetivos. A tecnologia utiliza o conhecimento gerado pela ciência para poder desenvolver e inovar as suas técnicas. Por outro lado, a ciência se utiliza da tecnologia avançada e dos seus instrumentos para realizar pesquisas mais precisas, concretas e eficazes.
Partindo desse pressuposto de relação entre essas duas áreas responsáveis por parte das grandes mudanças globais contemporâneas, é possível dizer que a tecnologia é produto da ciência, onde esta, através de grandes descobertas, permite diversificar as tecnologias, de acordo com seus propósitos. O objetivo das tecnologias é aplicar a ciência para modificar e adaptar os conhecimentos adquiridos para satisfazer as necessidades humanas. Como exemplo da relevância da tecnologia atrelada a ciência, temos a indústria farmacêutica, avanços na área da saúde, como a cura de doenças e a possibilidade de tratamentos para outras, também apresenta utilidades comerciais, financeiras, políticas, comunicativa, dentre outras áreas de aplicação.
Nesse sentido, é possível perceber que muitos são os benefícios e vantagens em ter a ciência e a tecnologia como nossas aliadas, pois permitem a humanidade compreender mais sobre a natureza, entender a realidade, além de proporcionar novas descobertas de fatos ou fenômenos, e consequentemente, melhorar a condição da vida humana em inúmeros aspectos. Sem sombras de dúvidas, os avanços tecnológicos e científicos apresentam um grande impacto na sociedade em que vivemos hoje, para além disso, a tecnologia e a ciência são duas grandes forças pelas quais o ser humano criou uma relação quase que de dependência, onde todos os benefícios e mudanças que ambas proporcionam influenciam diretamente no cotidiano dos indivíduos.
...