A Introdução a Filosofia
Por: isaberthier • 30/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.375 Palavras (6 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- O conceito de filosofia modificou-se ao longo da história. Explique tais transformações.
R: Na Idade Média a filosofia caminhou junto com a religião. Na Modernidade a filosofia foi entendida como pleno conhecimento humano, para o domínio da moral, da saúde e das artes. Nos tempos atuais ela tem sido considerada um meio de levar aos indivíduos o conhecimento entre virtudes e vícios.
2. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.
R: Linguagem, trabalho e cultura tem como propósito a transformação do homem.
3. Diferencie e cite exemplos de cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.
R: Cultura de massa é voltada para o entretenimento. Ex: programas de televisão.
Cultura popular é o senso comum, conhecimento espontâneo transmitido entre gerações.
Ex: Quando minha avó diz que chá de camomila é calmante.
Cultura erudita é o conhecimento acadêmico. Ex: graduação.
4. Argumente sobre as principais ideias de Marx e Engels.
R: Eles lutavam por uma sociedade socialista onde todos poderiam ter direitos iguais.
5. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.
R: É uma forma de governo na qual a ciência está na base. < http://www.infoescola.com/formas-de-governo/tecnocracia/ > acesso em 06/09/2015 as 16:29 hrs.
Com tanto desenvolvimento, poderia não existir tanta diferença social e poderiam ter mais cuidado com o meio ambiente.
6. Diferencie ideologia e alienação, exemplificando.
R: Ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas e regras que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem e como devem pensar, sentir e fazer.
Alienação é a transferência para outra pessoa de um bem ou direito, ou seja, perda da autonomia.
7. Esclareça o conceito e a relevância (importância) da filosofia para a educação.
R: É a busca incessante pelo conhecimento. É importante na educação para ensinar o aluno a pensar por si só e não pelas ideias de outras pessoas.
8. Que estratégias o professor pode utilizar para que o aluno desenvolva a atitude filosófica?
R: O professor deve ensinar o aluno a questionar tudo o que está à sua volta, a sair do senso comum e não se acomodar com qualquer resposta.
UNIDADE 2
O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- O que é o conhecimento? Responda, argumentando sobre as três formas sob as quais o conhecimento se realiza: o conceito, o juízo e o raciocínio.
R: Conhecimento é a relação entre o sujeito (conhecedor) e o objeto (conhecido). Enquanto conhecemos, pensamos e criamos ideias, estamos criando um conceito que não é definido, mas é significativo. Quando criamos esses conceitos, nós julgamos e formamos o juízo. O juízo é formado quando unimos as palavras criando frases. Quando juntamos o conceito com o juízo realizamos um raciocínio.
- Diferencie ceticismo absoluto e relativo, abordando, no mínimo, três dentre as modalidades de ceticismo relativo, apresentadas no fascículo.
R: Ceticismo absoluto é a negação total da possibilidade de conhecer a verdade.
Ceticismo relativo é a negação parcial da possibilidade de conhecer a verdade. Dentro do ceticismo relativo existem algumas modalidades:
Subjetivismo: Diz que o homem é a medida de todas as coisas, logo a verdade está na construção humana e não nas coisas.
Probabilismo: Diz que nosso conhecimento é incapaz de atingir a certeza total das coisas, e o que podemos alcançar é uma verdade provável.
Relativismo: Diz que não existem verdades absolutas, apenas verdades relativas determinado pelo contexto histórico, econômico e social.
- Algumas correntes filosóficas acreditam que é possível conhecer a verdade. Você concorda? Justifique seu posicionamento, discorrendo sobre duas das teorias que embasam tal ideia.
R: Sim. Porque eu também acredito assim como o dogmatismo crítico que temos capacidade de conhecermos a verdade nos esforçando e buscando-a através dos nossos sentidos e da nossa inteligência e também para chegarmos à verdade levamos em consideração as nossas experiências e nossa racionalidade, ato chamado de materialismo dialético.
- O que é conhecimento científico? Responda, argumentando sobre as implicações, positivas e negativas, do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
R: É um conhecimento matemático baseado em entender a natureza como dimensão objetiva e causal, não baseada na essência, mas na relação quantitativa de leis uniformes.
...