A LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Roberto Rodrigues • 11/6/2019 • Artigo • 2.979 Palavras (12 Páginas) • 232 Visualizações
A LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
RESUMO
A Educação Infantil é a primeira etapa na educação básica da criança, por este motivo deve ser um ensino de qualidade que sirva de base e pilar para toda uma vida, pois é nesta fase que devem ser estimuladas para se desenvolver e apreender a explorar o mundo. Para desenvolver o presente trabalho foram feitas diversas pesquisas utilizando do método qualitativo e descritivo, também utilizamos a experiência que já possuímos na área da educação para fundamentar a prática, tendo como objetivo esclarecer as múltiplas linguagens da infância bem como acerca da linguagem corporal no processo de ensino aprendizagem e assim enriquecer nosso mundo acadêmico. Com as pesquisas, conseguimos entender mais sobre o tema e consequentemente conseguiremos ter maior habilidade no momento de desenvolver planejamentos de aula e assim aplicar com mais confiança.
Palavras- chave: Infância. Desenvolvimento. Ludicidade. Linguagem
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda a seguinte temática: A linguagem corporal no processo ensino aprendizagem visando abordar basicamente sobre a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento utilizado como recurso para desenvolvimento da aprendizagem do individuo além de fazer uma breve análise do estudo da motricidade muito explorada nos anos iniciais da educação básica, onde o professor utiliza o movimento corporal como meio que propícia o avanço da criança. Vale ressaltar que a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, principalmente na educação infantil, favorece na construção de conhecimentos dos educandos, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores de maneira mais lúdica e dinâmica e é através destas atividades que a criança pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior. Ela irá aos poucos se conhecendo melhor e aceitando a existência dos outros, estabelecendo suas relações sociais.
Percebe-se que a dinâmica de sala de aula sofre uma modificação, pois a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem favorece na compreensão das atividades, tornado as aulas mais prazerosas, nesse sentido a função educativa do lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber e sua compreensão de mundo. Para Friedman (1996) os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo. Os jogos são importantes para descontrair e fazem bem para a saúde física, mental e intelectual de todos. Para a criança, os jogos ajudam desenvolver a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima. Pois ao se socializar através do lúdico, do movimento corporal, a criança acaba criando vinculo com os outros, construindo o seu próprio conhecimento, despertando-nos a afetividade, o seu emocional, o seu cognitivo e consequentemente a sua expressão corporal, favorecendo um melhor aprendizado e preparando-os para serem cidadãos capazes de enfrentarem desafios que lhes serão propostos durante a sua vida enquanto estudantes.
A criança ao construir o seu próprio conhecimento, desenvolve o seu cognitivo e as suas condições sócio-morais e éticos, por isso se configura adequado para ser utilizado como ferramenta para a aprendizagem escolar em todas as áreas de conhecimento, cabendo ao professor à condição de mediador nesse processo de desenvolvimento das competências e habilidades de cada indivíduo. Baseado nesta reflexão o presente trabalho de pesquisa bibliográfica, pretende responder ao seguinte questionamento: Qual a importância da linguagem corporal no processo dinâmico de ensino aprendizagem nas séries iniciais? Portanto, para que as crianças possam ter um bom desenvolvimento corporal se faz necessário que a linguagem corporal esteja bem organizada. Pois é através do corpo que a criança pode expressar seus pensamentos de raiva, ódio, amor, alegria, tristezas, carinho. É também através do corpo que a criança sente fome, dor, prazer. O corpo é o seu centro, e precisa ser bem trabalhado, pois na educação infantil é possível utilizar os jogos e as brincadeiras para desenvolver o cognitivo, a motricidade, a imaginação, a criatividade, a interpretação, as habilidades de pensamento, tomada de decisão, organização, regras, conflitos pessoais e com outros, as dúvidas entre outras. A afetividade, o companheirismo, a disciplina, a organização dos brinquedos após o uso, podem ser adquiridas através das brincadeiras conjuntas entre as crianças.
Os objetivos deste estudo visam estudar como o desenvolvimento da linguagem corporal influência e contribui para o ensino aprendizagem da criança nas séries iniciais, analisado de que forma é trabalhada a linguagem corporal, nas séries iniciais, identificando quais são as dificuldades encontradas pelos professores de séries iniciais para trabalhar a linguagem corporal com as crianças através de entrevistas com pais, professores e alunos de séries iniciais, bem como analisar qual a metodologia usada pelos professores das séries iniciais para trabalhar a linguagem corporal.
O trabalho divide-se em três tópicos, o primeiro enfoca o referencial teórico, buscando esclarecer de forma clara e objetiva o estudo sobre a linguagem corporal, o segundo apresenta a metodologia usada para elaboração do trabalho e o terceiro apresenta a analise e discussão dos resultados obtidos com a presente pesquisa com as habilitações que o curso de Pedagogia oferece, ou seja, uma relação de como o desenvolvimento da linguagem corporal influência e contribui para a aprendizagem da criança na educação infantil. Assim o lúdico quando trabalhado numa perspectiva pedagógica pode ser um instrumento de suma importância na aprendizagem, no desenvolvimento, cognitivo, afetivo e social na vida da criança.
...