A Linguística é a ciência que estuda a linguagem
Por: JulieteBona • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
UNIGRAN- Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina: Fundamentos da Linguística Aplicada
Aluna: Juliete Aparecida Homem RGM: 053.7585
Polo: Taió
Professora: Nara
Aula 1
Para que você realize com sucesso a atividade que segue , releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .
Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas, expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.
Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.
Seu texto pode/deve basear-se em leituras, pesquisas, mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos, sem as devidas citações, caso seja necessário, ou de outros colegas.
A linguística
A linguística é a ciência que estuda a linguagem. O termo foi empregado pela primeira vez em meados do século XIX para distinguir as novas diretrizes para o estudo da linguagem e se propõe às três básicas tarefas como: descrever a história das línguas, determinar as leis gerais que se referem aos fenômenos da língua e definir-se a si própria e também tem uma afinidade com outras ciências, como a Antropologia, a Psicologia e a Sociologia.
Para Saussure (2008), a linguística era entendida como um ramo da ciência mais geral dos signos que ele propôs e fosse chamada de SEMIOLOGIA. Seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismo que se baseia na convicção de que a linguagem é um sistema abstrato de relações diferenciais entre todas as suas partes. Esse sistema se apresenta aos fatos linguísticos concretos e constitui o principal objeto de estudo do linguista.
Saussure definiu seus estudos linguísticos com duas importantes distinções: a primeira é entre a língua (um sistema abstrato) e a fala (a realização concreta da língua pelo sujeito). Também a distinção entre sincronia (o estado atual do sistema da língua) e diacronia (diferentes estados da língua em evolução) que merece destaque na Linguística.
Referências:
SGARBI, Nara Maria Fiel de. Fundamentos da linguística aplicada. Disponível em: <http://www.portuguesdobrasil.net/linguistica.htm>. Acesso em: 01 setembro. 2013.
________, Nara Maria Fiel de Quevedo. A linguística. Guia de Estudos do curso de Pedagogia – Aula 01. Dourados: Unigran, 2013, p 16-19.
...