A Literatura Infantil
Por: cristianarodr • 9/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.942 Palavras (8 Páginas) • 332 Visualizações
Introdução
O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da literatura infantil na formação dos pequenos leitores. Preocupamo-nos com a falta de interesse pela leitura, mais direcionada a literatura infantil. Nosso interesse surgiu a partir de estudo direcionado da disciplina Literatura Infantil do Curso de Pedagogia. Identificamos a falta de interesse dos alunos ao frequentarem a biblioteca e automaticamente no ato de ler ou mesmo ouvir estórias infantis. Desta maneira estre trabalho teve o propósito de compreender os motivos pelos quais as crianças do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) têm pouco ou nenhum interesse pela literatura infantil, analisar os processos históricos pelo qual a sociedade passou e de que maneira isto interfere no gosto pela literatura infantil, identificar a metodologia utilizada pelos professores da sala de aula como também da biblioteca - e assim perceber como a escola tem favorecido o interesse e o gosto pela literatura infantil.
Literatura infantil
Aluna: Raquel Aparecida Pereira
1) Descreva em poucas palavras o que você entende por Literatura infantil, quais seus objetivos, em que século apareceram os primeiros livros para criança e quem deu início a verdadeira literatura infantil?
R: a literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte; fenômeno de criatividade que representa o mundo, o Homen, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização. Os objetivos são propiciar o conhecimento histórico da literatura infanto juvenil e sua funções; -desenvolver o estudo crítico da literatura infanto juvenil e sua relação como processo de alienação/libertação na formação da criança; -analisar ao tendencias atuais da literatura infato juvenil.
No final do século XIX, se dá o aparecimento dos primeiros livros para crianças, é com Monteiro Lobato que tem iníco a verdadeira litatura brasileira.
2) Faça uma pesquisa e descreva a importância de Monteiro Lobato na literatura infantil.
R: A importância de Monteiro Lobato, figura central e pioneira no crescimento da indústria do livro no Brasil. A partir de seus projetos nasce a primeira editora no Brasil, com isso o mercado de livros se desenvolve e cria um amplo mercado de consumo. Antes de Lobato, a maioria das publicações estava nas mãos de Portugueses ou de empresas com capital francês. Lobato acreditava que uma crescente indústria do livro seria de grande ajuda para o desenvolvimento brasileiro.
O sucesso inicial de Lobato foi com Urupês (1918), histórias sobre a vida rural inspiradas por sua experiência como proprietária de uma fazenda perto de São Paulo, onde surge Jeca Tatu, personagem caipira e indolente, que representava o atraso e a ignorância rural. Este foi seguido por sua primeira coleção de histórias infantis, A Menina do Narizinho Arrebitado (1921), no qual ele apresenta o seu elenco de crianças e bonecos no Sitio do Pica-pau Amarelo.Lobato foi uma figura pública importante no Brasil entre os anos de 1918 e 1927, pois além do sucesso desses dois livros, ele escrevia uma coluna regular para o influente jornal "O Estado de São Paulo", e comprou a Revista do Brasil. Lobato destacou a importância de o Brasil apresentar e valorizar uma produção cultural própria, indo contra o senso dominante de que apenas as últimas modas parisienses na arte, música e literatura eram dignas de nota. Ele queria "abrir" o Brasil para que o resto do mundo travasse conhecimento de tudo o que a nação brasileira era capaz.
3) Identifique alguns escritores marcantes na literatura infantil e faça comentários relevantes sobre eles.
R: Ana Maria Machado desde cedo essa notável escritora que chegou a Academia Brasileira de Letras no ano de 2003 demonstra seu dom para leitura; quando fazia diários, escrevia cartas, participava do jornalzinho do colégio.
Ruth Rocha teve uma infância considerada por ela feliz. Cresceu em são Paulo, na década de 30, cercada de afeto e bons contadores de histórias.Apesar e tantos estímulos , Ruth só escreveu sua primeira história nos 38 anos. Publicada na revista Recreio da editora Abril.
4) Faça um paralelo entre “ Ler e Não Ler”, ressalte suas consequências na vida social e cultural do homen.
Ler humaniza as crianças e nos humaniza também.Vai nos tornando cidadãos modificados ou autores da cultura e mergulhados nesta cultura, surgem transformações cada dia mais rápido numa velocidade imensurável.A leitura traz benefícios para o ser humano, no sentido individual, aos poucos a pessoa vai se modificando à medida que se enriquece culturalmente através da leitura.
Hoje o ser humano se depara com uma gama de informações que chega todo momento; esse avanço , ao mesmo tempo em que traz benefícios para a sociedade atual, também tira do ser humano o prazer da leitura.Não ler é um problema cultural, a criança lê pouco porque não é incentivada dese a infância.
5) Sabemos que atualmente, há um desinteresse crescente dos estudantes de todas os níveis pela leitura.
a) A que se atribui este desinteresse?
Se atribui ao descuido familiar, decadência do ensino, excesso de facilidades na vida escolar, apelos sociais com muitas formas de diversões.
b) Quando, quem e de que forma podemos despertar o interesse pela leitura?
A leitura na infância deve ser uma tarefa da escola e da família. A iniciação a leitura infantil não precisa ser no ambiente escola; os pais devem iniciar esse processo mesmo com as crianças que não estão frequentando a escola. Se lerem para as crianças desde cedo, elas aprendem a língua raapidamente . A criança aprende ouvindo histórias.
6) Como formar um leitor?
A tarefa de formar alunos leitores necessita de professores envolvidos com a literatura desde o início. A literatura infantil é muito importante na formação do pequeno leitor, porque através dela a criança utiliza a imaginaçõa provocada pela curiosidade, com isso amplia o conhecimento do mundo. Ensinar a amar os livros e a conviver com eles é uma missão que a escola se empenha em executar há mais de um século. As bibliotecas das escolas, quando composta por obras cuidadosamente escolhidas, podem despertar um maior interesse noa alunos e compartilhar sonhos e fantasias.
...