A Literatura Infantil
Por: marina1980maria • 2/6/2018 • Trabalho acadêmico • 829 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nossa pesquisa intenciona-se à investigação entorno das Histórias Infantis. Apurando de qual maneira estas histórias contribuem para o ensino e aprendizagem da matemática e desenvolvimento cognitivodas crianças que encontram-se nos Anos Iniciais.
Partindo do pressuposto de que os professores se utilizem desta prática que parte da imaginação, para assim concretizar de maneira lúdica a formação do pensamento matemático nas crianças.
Ressaltando a relevância deste tema para fins educativos, acreditamos ser importante esta pesquisa, pois, pensar em uma prática que envolva as crianças dos anos iniciais é algo extremante difícil. Alguns professores pensam que romper com a brincadeira ainda que nos Anos Iniciais ajudará os alunos a aprenderem, isto é decorrência de uma educação tradicional, onde o professor dente a cumprir uma metodologia voltada a atividades longas utilizando apenas recursos como o quadro, o giz.
DESENVOLVIMENTO
A literatura infantil tem de fato uma grande importância na vida da criança, ela propicia que sejam trabalhados diversos fatores que serão primordiais para seu desenvolvimento cognitivo, suas emoções e também aspectos de cidadania.
Abramovich (1997) pontua que a partir do contato com um texto literário de qualidade a criança é capaz de pensar, perguntar, questionar, ouvir outras opiniões, debater e reformular seu pensamento.
Nesseponto de vista, o educador deve proporcionar as crianças, o acesso a vários tipos de literatura infantis para o desenvolvimento crítico, reflexivo e emotivo das mesmas. No entanto, o professornecessita ter em mente que a motivação e a criatividade, serão indispensáveis e por isso a importância do lúdico nessa fase para o bom desempenho na prática e do que se espera do aluno ouvinte.
Quando se compartilha a história, com as crianças, o texto proporcionará muitos sentimentos diferentes como, por exemplo, o de alegria, tristeza, raiva, medo etc. além de possibilitar que as crianças desenvolvam o aprendizado, quando fazem diversas interpretações, emitem suas opiniões sobre o que foi lido e essas situações contribuem para a autonomia do pensar das mesmas.
Nesse sentido, é importante trazer a literatura infantil como um veículo que irá proporcionar as crianças um melhor desenvolvimento cognitivo. Como diz Abramovich (1997):
“O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver livro, o escrever, o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra). Afinal tudo pode nascer dum texto” (pg.23).
Neste aspecto buscamos identificar a relação entre o ensinar matemática e as estratégias lúdicas como a literatura infantil, para o ensino prazeroso desta disciplina.Os professores estão se permitindo inovar, criar, utilizar-se da Literatura Infantil, não apenas para divertir-se, recrear ou passar tempo, mas sim permitir esta relação das crianças com a leitura e o entendimento.
A Literatura Infantil pode ser usada para diminuir o distanciamento que há na escola entre a linguagem materna e a linguagem matemática, pois para ler e interpretar os símbolosmatemáticos é preciso traduzi-los para a linguagem usual.
É importante encontrar sentido nossímbolos matemáticos para compreender seus significados para raciocinar e expressarem-se coma linguagem específica da Matemática. A Literatura Infantil aparece como canal que leva o leitora participar, emitir opiniões e a usar várias habilidades do pensamento ao trabalhar comproblemas matemáticos.
A história “O País Quadrado” dasautoras Nely A. Guernelli Nucci, Maria da Paz V. Lima, que é Indicado para pré-escola, primeira, segunda e terceira séries.
Este livro promove oportunidades para que a criança comparem objetos, classifique-os e arrume-os de acordo com características tais como forma, medida, cor, etc. Além disso, é importante que acriança tenha oportunidade para experimentar fazer padrões, trabalhar com equilíbrio e simetria e explorar relações de medida, direção e posição no espaço.
...