A Literatura Infantil
Por: Cintia Teleken • 4/3/2023 • Artigo • 3.601 Palavras (15 Páginas) • 60 Visualizações
Anhanguera educacional
Sistema de Ensino à DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
[pic 1]
[pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Parobé – RS
2021
2020
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
- TEMA 5
- JUSTIFICATIVA 6
- PARTICIPANTES 8
- OBJETIVOS 9
4.1 Objetivo Geral 9
- 4.2 Objetivos Específicos 9
- PROBLEMATIZAÇÃO 10
- REFERENCIAL TEÓRICO 11
- 6.1 O que é ludicidade? Conceito e breve histórico 12
- 6.2 Como os jogos e brincadeiras podem auxiliar o desenvolvimento infantil? 13
- 6.3 A importância do lúdico para a aprendizagem 14
- 6.4 O lúdico na prática pedagógica 15
- METODOLOGIA 18
- CRONOGRAMA 20
- RECURSOS 21
- AVALIAÇÃO 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS. 24
INTRODUÇÃO
O presente projeto de ensino faz uma abordagem sobre a utilização da literatura infantil como instrumento que pode contribuir significadamente na construção de saberes no processo de ensino/aprendizagem nas séries iniciais.
O estudo justifica-se por se acreditar que a contação de história é uma estratégia pedagógica que favorecer de maneira significativa a prática docente na educação Infantil, através dela é estimulado na criança o gosto pela leitura, a curiosidade, imaginação, e construção de ideias, colaborando para o desenvolvimento cognitivo, oral e escrito, além de proporcionar a interação com as outras crianças, desenvolvendo uma aprendizagem significativa e completa.
A problematização da pesquisa visa compreender como se dá a abordagem da literatura infantil em sala de aula e quais os beneficios adivindos dessa prática pedagógica. Desse modo, no primeiro momento apresentei uma fundamentação teórica, sobre a origem, conceito e breve histórico da literatura infantil, a sua importância e as principais características, buscamos neste primeiro capítulo um diálogo, com diversos autores que tratam de conceitos relacionados a esta pesquisa, dos quais posso citar: Adreana Peruzzo (2011), Alice Faria (2004), Célia de J. Santos (2009), Clarice Fortkamp Caldim (2003), Lajolo ( 2008 ), Maria H. Z. Frantz (1998), Nely Novaes Coelho (2000) entre outros.
Logo após apresento uma discussão teórica sobre a literatura e os estágios psicológicos da criança e na terceira e, última, parte é constituído pela estudo sobre os benefícios , importância e contribuições de ouvir histórias e sobre como se dá aaplicação da Literatura Infantil como ferramenta pedagógica nos primeiros anos do ensino fundamental.
Enfim esta pesquisa investiga as contribuições da literatura infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita nos anos iniciais .
TEMA
Desde muito cedo a grande maioria das crianças tem contato com o universo dos livros. Hoje em dia sons, cores, gravuras etc. são formas mais atrativas que autores e ditoras encontraram para despertar ainda mais o interesse dos pequenos para o mundo da leitura. A problemática desta pesquisa está centrada na importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças das séries iniciais e como ela pode contribuir no processo de aprendizagem das mesmas. A escolha do tema veio da necessidade de aprofundar-se mais sobre o assunto: “As contribuições da literatura infantil no desenvolvimento das crianças nas séries iniciais”, pois se percebe a necessidade de que os profissionais da educação tenham conhecimentos sobre o real valor da literatura e saibam como aplicá-lo pedagogicamente no seu cotidiano em sala de aula.
JUSTIFICATIVA
Sabendo que a literatura infantil é de suma importância, é através dela que pode se proporcionar o incentivo para que se forme hábitos que levem a leitura, principalmente na idade em que a personalidade e hábitos estão em formação, a infância. A leitura faz com que a criança desenvolva a imaginação, reconheça emoções e sentimentos de forma lúdica e significativa.
Infelizmente o que se percebe é que o livro deveria ocupar mais espaço dentro dos lares, o incentivo das famílais ainda é muito escasso pois o hábito pela leitura ainda não é algo corriqueiro para a maioria das pessoas. Nesta perspectiva, cabe aos professores e as instituição educativa desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, e não por obrigação.
Hoje o olhar em relação a literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela está sendo cada vez mais valorizada por aquilo que de fato ela proporciona no desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Segundo Abramovich (1997), quando as crianças ouvem histórias passam a visualizar de forma mais clara, os sentimentos que têm em relação ao mundo. Ashistórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de bondade, solidariedade, cooperação, tristeza e de carinho, curiosidade, dor, perda e vitórias, além de ensinarem infinitos assuntos.
...