A Literatura Infantil
Por: Karina Florentin • 31/8/2023 • Trabalho acadêmico • 1.945 Palavras (8 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
Curso: PEDAGOGIA
Prof.(ª): INÊS VELTER MARQUES
Disciplina: LITERATURA INFANTIL
Semestre Letivo: 2º
Acadêmico(a):
RGM:
01. Como estudamos na aula 01, é durante a prática pedagógica que o docente é impulsionado a refletir acerca da importância da Literatura Infantil. Pois, é no cotidiano que o indivíduo se depara com passagens que o conduzem à leitura, motivado por várias circunstâncias, como, por exemplo: deleite, necessidade, obrigação ou simplesmente por distração (passatempo). Nesse sentido, elabore um parágrafo (10 a 15 linhas) discorrendo sobre a importância da literatura infantil na atuação do pedagogo(a). (Valor 1,0)
R. A Literatura infantil é uma ferramenta valiosa para os educadores. Permite-lhes criar ambientes de aprendizagem ricos em estímulos e significados. Ao selecionar cuidadosamente histórias relevantes e envolventes, é possível despertar a curiosidade natural das crianças sendo assim desperta na criança a vontade de ler mais desenvolvendo o intelectual da criança como o social até porque no momento que a criança interage com colegas no momento da história. Esse tipo de literatura não apenas amplia o vocabulário das crianças, mas também as expõe a diferentes contextos culturais e sociais. o vivenciar as aventuras dos personagens, elas podem refletir sobre questões morais e éticas de maneira segura. essas histórias podem facilitar discussões saudáveis dentro e fora da sala de aula sobre a importância de tratar todas as pessoas com igualdade, independentemente de suas características individuais. Também desenvolve na criança a memoria e a atenção.
02. Nas aulas 02 e 03 estudamos sobre os contos de fadas e o Folclore: da oralidade a escrita; as fábulas e Histórias em quadrinhos (HQs). Para tanto apresente os principais tópicos apresentados nessas aulas, isto é, elabore um resumo sucinto sobre cada seção. (Valor 3,0)
R.
Os contos de fadas existem há décadas, até hoje Envolva as crianças de uma maneira "forte". O conteúdo da narrativa é uma linguagem simples e cheia de símbolos/imagens estruturas, signos e significações para fascinar as pessoas levar as crianças a um mundo cheio de fantasia, Idealizações que dão sentido ao crescimento e à transformação Mundo oral ou escrito. Entretanto, deve-se ressaltar que o Oralmente e por escrito, a história contada tem um O ouvinte sentirá o charme único. aproveite ao máximo suas inclinações Colchas, seu simbolismo, mais importante, seu significado interpessoal, parte de pesquisa os contos de fadas devem ser contados em tempo de leitura. Se você quiser ler, você deve usar investimento emocional na história nas crianças, simpatize com o conteúdo da história isso pode significar para ela. Contar é uma escolha melhor
Os contos são para enriquecer o seu A vida deve estimular sua imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e fazer limpar suas emoções; entrar em sintonia suas ansiedades e desejos; identificar plenamente consciente de suas dificuldades, enquanto Hora de encontrar soluções para os problemas incomodá-los. Em suma, você deve imediatamente É hora de tocar todos os lados de você Personalidade - e nunca a subestime criança, procure dar crédito total seu dilema, entretanto, Construir confiança em si mesmo e nela futuro Como você pode ver, além dos contos de fadas Estimula a imaginação e deve também enriquecer o “eu” No coração da criança, deixe-a viajar pelo mundo da fantasia, Principalmente faça como uma criança, não como um adulto miniatura. Para isso, é preciso contar histórias e apresentar histórias passadas de geração em geração Existem vários lugares no mundo devido ao domínio colonial do Brasil, e Para entender a cultura deste país.
O folclore está intimamente relacionado com tudo em nossa vida Temos a cultura de uma nação, por isso é importante Você sabe, especialmente no Brasil, há muitas histórias, Contos e híbridos de povos dos cinco cantos Em 1951, foi instituída a Carta do Folclore Brasileiro O objetivo de propor um conceito sobre folclore, e diversos Discussões vêm acontecendo ao longo dos anos de que o folclore é uma coleção de criações culturais Uma comunidade baseada no seu património individual ou coletivamente, representam suas identidades sociais. Composição de fatores de identificação Expressões Folclóricas: Aceito coletivo, tradicional, dinâmico, Expressões funcionais da cultura pop permanecerão em único, embora se saiba que existem Existem tantas culturas quanto grupos.
A Fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser sempre por uma lição de moral, constatada na A fábula está presente Retomar as histórias infantis, em especial as fábulas, é uma sugestão de iniciar de forma prazerosa as atividades de leitura, uma vez que estimulam o ato de ler de maneira significativa, pois as fábulas também apresentam um cunho “moral”, o que instiga a reflexão acerca de ações e comportamentos no Nesse sentido, a fábula poderá ser trabalhada em todas as idades, inclusive na Educação de Jovens e Adulto (EJA), na Educação Infantil, e de acordo com a faixa etária dos alunos desenvolver atividades específicas, como, por exemplo, nos 3º, 4º e 5º anos pode-se sugerir pesquisas de outras fábulas com a mesma moral, a reescrita com outros personagens, leitura contextualizada de acordo com o momento, encenação teatral, trabalhar a exposição oral por meio de opiniões sobre o que entenderam da fábula, dentre várias outras. Nas fábulas, a moral geralmente aparece no final, e de acordo com Coelho “é a narrativa (de natureza simbólica) de uma situação vivida por animais que alude a uma situação humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade” Desta forma, o leitor é instigado a refletir sobre os comportamentos humanos e sociais, e os animais, protagonistas das histórias simulam de forma lúdica e alegórica as características específicas do ser humano. Lima e Rosa em relação às fabulas explicam que: Uma vez que o aluno compreende e reconhece a fábula, isso lhe possibilita uma orientação para a vida em dois aspectos; um em que concluem o entendimento de situações humanas fundamentais, e o outro em que a verdade abre seus olhos para o real, desconfortável lado da vida. a fábula, percebe-se que ela tem nas aulas especial na formação da personalidade dos alunos. Enquanto discurso, a fábula é uma fórmula específica de comunicar pensamentos capacidade dos alunos de analisar e julgar. As fábulas fazem o aluno observar situações de conflito, que os levam a afastar-se delas situações estratégicas para resolvê-las; as fábulas desafiam a fazer exames críticos de comportamentos e, ao mesmo tempo, à Essa reflexão dos próprios pensares possibilita ao aluno uma avaliação do agir, comportamento em situações específicas, aquelas que fundamentam hipóteses para a capacidade de comunicar-se e inteirarse socialmente. Significa a capacidade de avaliação de conflito no dia-a-dia do aluno, pois os problemas e os conflitos da fábula diferentes aspectos da vida
...