TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infantil

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Geralmente, nos deparamos com os caminhos da leitura motivados por situações de necessidade, prazer, obrigação, divertimento ou somente para passar o tempo. Nesta expectativa, podemos garantir que a leitura é essencial para construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético da criança como ser humano.

Se considerarmos que a escola tem como um de seus papéis fundamentais a formação da personalidade da criança, a literatura é de extrema importância para auxiliar nessa construção, pois nela a criança ocupa o espaço privilegiado de acesso à leitura. É imprescindível que ela crie possibilidades para o desenvolvimento do gosto pela literatura por intermédio de livros significativos. É através da literatura que a criança desperta uma nova relação com diferentes sentimentos e visões de mundo, adequando assim, condições para o desenvolvimento intelectual e a formação de princípios individuais para medir e codificar os próprios sentimentos e ações.  

Dialogando sobre esse assunto Bettelheim (1980) afirma que a criança desenvolve por meio da literatura, o potencial crítico e reflexivo. Afirma que a partir do contato com um texto literário de qualidade, a criança é capaz de refletir, indagar, questionar, escutar outras opiniões, articular e reformular seu pensamento.  Pode observar que muitos alunos modificam o seu jeito de pensar e agir ao ter o contato com a literatura passando a adquirir mais confiança à medida que se sentem capazes de criar e dominar sua emoção e sua imaginação. Para a criança, a literatura é tudo na sua vida, pois é através dela que demonstra a sua realidade em forma de fantasia, através dos desenhos, das brincadeiras, das histórias, das músicas. É pertinente que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura infantil e que a mesma disponha de informação que venha a contribuir para o desenvolvimento da criança, estimulando o aluno a buscar diferentes caminhos para as resoluções de problemas.

Escolhi o livro “A borboleta azul”, de Lenira Almeida Heck. E um livro adorável e encantador onde toda criança gosta muito.

        

Desenvolvimento

        O contato das crianças com os livros e as histórias são essências. As crianças experimentam a escrita, por si, observando o mundo a sua volta. O aprendizado da linguagem também faz parte do mesmo processo de compreensão dos símbolos as palavras representam todas as coisas do mundo real, e podem servir para traduzir o mundo imaginário.

Na criação da fala e da linguagem, brincando com essa maravilhosa capacidade de designar é como se o espírito estivesse constantemente saltando entre a matéria a e as coisas pensadas. Por de traz de toda expressão abstrata se oculta uma metáfora, e toda metáfora são jogos de palavras. Assim ao dar expressão à vida o homem cria um outro mundo poético, ao lado da natureza. (HUIZINGA, 1988, p. 7).

A vida da criança é uma sucessão de experiências de aprendizagem adquirida por ela mesma. Ao chegar à instituição, ela traz consigo infinitas experiências e conhecimento acumulados, conquistados por meio da exploração visual, auditiva, jogos, brincadeiras, conversas, passeios, contatos, brinquedos, histórias que influenciam no processo de aprendizagem. No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, a criança defronta-se com um mundo cheio de atrações (letras, palavras, frases, textos, histórias) e se engajam neste universo muito mais facilmente se puder participar integralmente dele, e se o processo for transformado num grande ato lúdico (participativo, prazeroso) esta é a proposta, que a criança aprende brincando e usando o vocabulário do seu dia a dia de forma a tornarem o aprendizado afetivo e agradável. Entretanto, as atividades lúdicas, na busca de novos conhecimentos, exigem do educando uma ação ativa, investigativa, reflexiva, desvelada a socializadora e criativa em total oposição e passividade, submissão, alienação e reflexão, condicionamento tão frequentes nas práticas que utilizam abordagens de ensino e aprendizagem tradicionais e comportamentalista. O desejo pela leitura admite-se a gosto por alguma coisa a partir da experimentação, do contato e da relação, assim é com a leitura, com o livro e aprender a gostar a ler, ou seja, a criança necessita deste encontro para realmente sentir-se despertada primeiramente a ouvir para enfim ler. O adulto é o primeiro mediador desse encontro. A leitura infantil é extremamente prodigiosa em suscitar a imaginação ao mundo das aventuras. Durante o período de desenvolvimento, a criança deve ser estimulada a sentir-se motivada em busca do interesse no conteúdo do livro e pelo treino da linguagem. O estímulo precoce é muito eficaz, tendo em vista que levam as crianças a foliar os livros, despertar o desejo de ler a praticar com maior assiduidade à narrativa de histórias e a leitura oral. O prazer proporcionado pelas novas habilidades deve combinar-se com o interesse e necessidades das crianças. A criança através da literatura é desafiada como ser humano a expressar seus pensamentos e opiniões, através da linguagem. A literatura é um subsidio no qual o leitor realiza trabalho de construção de conceitos a partir de objetivos e conhecimentos. Cada criança procura se assemelhar com os personagens dos contos encontrando possibilidades de descobrir o mundo imerso dos conflitos. A literatura infantil é constituída em sua essência, por pressupostos lúdicos, ou seja, relativo ao mundo dos sonhos que na maioria são mágicos, levando a criança ao mundo fantástico.

Conforme o livro A BORBOLETA AZUL podemos observar que o autor se preocupa em passar um gosto de ler para seu leitor as imagens são atraentes e as palavras claras e divertidas.

O livro conta a história de uma corajosa borboleta, no início aborda sua transformação de lagarta até borboleta de forma simples e de fácil entendimento, A borboleta Azul resolve conhecer outros lugares e acaba chegando mais perto dos seres humanos, e de longe começa a observá-los e admirar seus hábitos como; cumprimentar as pessoas, ser educado e assim começa sonhar em ser uma mulher, um dia depois de botar seus ovinhos, cansada ela resolve repousar e sente que algo a lhe prendeu era um homem e de tanto admiração deixa ser pega com facilidade, o que ela não sabia é que nem todos são bons e educados.

A história traz vários assuntos para serem trabalhados, lenira escreve de forma simples e agradável, coloca bastantes detalhes que facilita a imaginação das crianças, o livro possui várias gravuras que também são ricas em detalhes. Com certeza os pequenos vão adorar conhecer essa borboleta!

A educação necessita instrumentalizar as crianças de forma a tornar possível a construção de sua autonomia, responsabilidade e cooperação. Partindo de pressupostos de que a capacidade humana à individual é relevante em determinadas situações, e nem todas as crianças respondem igualmente conforme os estímulos oferecidos. Acredita-se que o desenvolvimento cognitivo e lúdico juntamente com a literatura pode ser trabalhado de forma concisa, podendo superar vários bloqueios já existentes, ou que aparecerão no percurso da vida escolar da criança. A literatura é um dos aspectos mais importantes para a criança como ponto de partida para aquisição de conhecimentos, meio de comunicação e socialização. Inicialmente o livro é só um brinquedo. É na presença do adulto, no momento em o mesmo leva a criança a iniciar seu relacionamento com ele (livro) é que a levará a descobrir seu verdadeiro sentido e suas múltiplas possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com